Descubra os motivos para integrar esse talento no seu time e como isso é proveitoso para o seu negócio
Segundo dados expostos pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), o país possui 900 mil estagiários, sendo 686 mil para o ensino superior e 214 mil para o médio e técnico. Ademais, são 17,4 milhões de pessoas aptas para essa oportunidade, quando todos os níveis são considerados. Porém, apenas 5,7% deles conseguem estagiar. Com a vacinação em massa e as corporações mais otimistas, o momento para realizar esse recrutamento é agora!
Por que contratar um estagiário?
Eles são dedicados, conectados e pertencem a uma geração cheia de ideias inovadoras. Ainda, representam uma grande força de trabalho para o Brasil. Em geral, essa possibilidade costuma ser o primeiro contato com a futura profissão e também é uma grande oportunidade de aprender, na prática, a rotina corporativa. Assim, esses estudantes conseguem desenvolver competências empíricas, antes só vistas em sala de aula.
Consoante a Zilma Rodrigues, fundadora e CIO da Transforma Estágios, associada à Abres, existem muitos proveitos ligados à essa admissão. “São muitas vantagens. Uma delas é descobrir novos talentos, favorecendo o crescimento da empresa e contribuindo na vida de jovens, de forma social”, explica.
Inclusive, há privilégios fiscais, pois não há vínculo empregatício. “O mercado é aquecido com novas contratações e há benefícios para a corporação com o não pagamento dos encargos trabalhistas”, pontua Zilma. Entre os incentivos legais, é possível destacar a isenção do FGTS, INSS, ⅓ sobre férias, multa rescisória e 13º salário, além da exoneração de alguns impostos.
Motivos para contratar um estagiário
- Desenvolva um talento de acordo com a cultura organizacional:
Para as organizações, esse é o momento perfeito para selecionar, capacitar e descobrir novos prodígios. Assim, é possível desenvolver o perfil corporativo conforme sua missão e valores. Com isso, multiplica sua cultura interna e ensina as competências esperadas.
Desse modo, não há necessidade de buscar colaboradores em novos processos seletivos, os quais não possuem os conhecimentos requisitados para o quadro fixo em muitas das vezes. A alternativa mais viável é efetivar quem já foi treinado, tendo em vista a vivência concedida como estagiário. Isso é, acima de tudo, a ocasião ideal para criar “em casa” futuros gênios, considerando a atual escassez.
Também é vantajoso para a imagem e reputação da marca em geral, pois significa um investimento na formação de cidadãos mediante bons caminhos, algo bem visto pela comunidade, resultando em mais credibilidade e diferencial competitivo. Bem como, mais interesse em quem sonha atuar neste estabelecimento.
- Possuem um perfil inovador e são dedicados:
Atualmente, boa parte dos alunos pertencem às gerações Y e Z. Ou seja, o contato com a tecnologia é inerente à sua rotina. Principalmente, com a chegada do ensino a distância, essa realidade ficou ainda mais palpável. Nesse sentido, eles estão mais propensos a dominarem novas ferramentas, terem ideias “fora da caixa” e conseguirem circular com facilidade por diversas plataformas. Assim, podem trazer soluções ainda não pensadas para as questões da companhia, tornando o ambiente de trabalho mais aberto e “plugado”.
Ainda, são compromissados, cumprem os prazos, horários e entregas. Afinal, eles buscam se destacar para crescer dentro da entidade e acompanhar o seu progresso. Em suma, a efetivação é um atrativo e o coloca em posição mais proativa. Segundo dados, entre 40% a 60% dos estagiários alcançam essa conquista.
Por fim, ao incentivar um estudante a adentrar a dimensão corporativa, você também estimula a economia e o amanhã do Brasil, tornando-o mais promissor. Para ajudar com a burocracia e facilitar essa contratação, você pode contar com nossos agentes de integração associados, como é o caso da Transforma Estágios. Entre em contato e invista no crescimento do seu negócio!