Essa prática é permitida, mas algumas regras devem ser seguidas
Início de ano é uma época movimentada no mercado de estágios. Novas pessoas se tornam aptas a exercer essa função, por ingressarem em uma instituição de ensino. Outras perdem essa chance e tem seu contrato expirado ou são efetivadas, dependendo do seu próprio desempenho. Sendo assim, surgem algumas dúvidas nesse período. Uma delas é bem comum: posso atuar em dois lugares ao mesmo tempo? Sim, você pode. Venha saber mais.
Dois estágios simultaneamente
Para complementar a renda ou adquirir conhecimentos distintos, é possível praticar o ato educativo escolar supervisionado em duas empresas. Contudo, algumas regras devem ser seguidas. Primeiramente, os horários não podem coincidir entre eles e nem com as aulas. Afinal, trata-se de uma oportunidade para agregar aos estudos e não atrapalhá-los. “O jovem importa para sua vida a experiência e serve como a porta de entrada no mercado de trabalho”, comenta Danilo Crema, da Projeto Perfil Estágios, do Espírito Santo, associada à Abres.
Outro ponto deve ser levado em consideração: a soma das duas cargas-horárias não pode ultrapassar seis horas diárias e 30h semanais. Tudo isso deve ser avaliado na hora da contratação, tanto pelo candidato quanto pela contratante. Em época de provas, esse tempo pode ser reduzido pela metade. Para isso, a instituição de ensino deve enviar o calendário de avaliações para a corporação no início do período letivo. Fica autorizado o desconto dessas horas no fim do mês.
Outro benefício disponibilizado é a bolsa-auxílio. Ela é determinada pelas companhias concedentes e não tem um limite. No entanto, é aconselhável oferecer um valor compatível com o custo de vida na região e com as tarefas a serem realizadas. Dessa forma, todos saem ganhando. O gestor capta alguém com potencial e o aspirante entra em um lugar com boas propostas para ele.
Se houver necessidade de deslocamento, o integrante tem direito a auxílio transporte. Em caso de home office, por exemplo, não há essa obrigatoriedade. Dessa forma, abre um leque de opções para encontrar uma vaga em qualquer lugar do Brasil ou até do mundo. Essa prática tende a se tornar cada vez mais comum.
Ademais, a cada 12 meses na mesma organização, o estagiário tem direito a 30 dias de recesso remunerado. O ideal é conciliar esse período com a outra ocupação e com as férias escolares. Sendo assim, possibilita um descanso total. Nessa fase, também é comum as pessoas aproveitarem para se dedicar a projetos pessoais.
Por que contratar estagiários?
Trata-se de uma relação de ganha-ganha. Ou seja, há pontos positivos para todos os envolvidos. Para incentivar esse tipo de admissão, a Lei 11.788/2008 oferece benefícios para quem deseja adotar essa prática. Uma delas é a isenção de encargos trabalhistas como INSS, FGTS, 1/3 sobre férias e 13º salário. “Não há vínculo empregatício. É uma atividade pedagógica supervisionada dentro do ambiente profissional, atendendo às conformidades da legislação”, comenta Crema.
Além disso, a equipe ganha alguém atualizado com as tendências do mercado, pertencente a uma geração naturalmente digitalizada, com vontade de aprender e de mostrar serviço. Sendo assim, é uma oportunidade para contar com um membro sem vícios anteriores, para ser lapidado de acordo com a cultura do local.
Ou seja, esse indivíduo cresce sabendo das regras e do funcionamento do empreendimento. No futuro, pode se tornar um funcionário e, um dia, ocupar um cargo mais alto. Contudo, assim como em qualquer trajetória, é necessário o primeiro passo. São milhões de estudantes em busca desse sonho espalhados pelo país.
Portanto, abra as portas do seu negócio para essa juventude e se fortaleça ainda mais. Conte com os agentes de integração e com a Abres nesse processo!
Uma coisa que descobri sozinha:
É possível fazer dois estágios que ultrapassam 30 horas semanais se cada estágio for de um curso diferente.
Faço dois estágios, um de um curso superior e outro de um curso técnico (EAD). O do curso técnico não é remunerado, mas o do curso superior sim! E descobri que mesmo assim é possível ter dois estágios remunerados de cursos diferentes porque a lei não define a proibição dessa prática para estágios de cursos diferentes.
Consegui os dois estágios quase no mesmo mês e estou conseguindo fazer os dois normalmente.
Olá, Thalia!
Sim, você pode fazer dois estágios, mas eles não podem ultrapassar a carga horária limite.
Posso realizar dois estágios em escolas particulares de maneira remunerada, uma de manhã e a outra a tarde apenas em um curso de pós graduação?
Olá! Você pode fazer dois estágios. No entanto, a soma deles não pode ultrapassar a carga horária de 6h diárias e 30h semanais.