Brasileiros praticantes dessa atividade têm diversos benefícios. Entenda!
Sempre é falado sobre a importância do estágio para o país. De fato, esse tipo de oportunidade garante não apenas a experiência profissional tão almejada pelos estudantes, mas também contribui para o desenvolvimento social e econômico do país. Por isso, quem é contratado nessa modalidade, precisa aproveitar ao máximo essas vantagens.
Quem pode estagiar?
De acordo com a Lei 11.788/2008, responsável por regulamentar esse tipo de admissão em território nacional, esse ato educativo escolar supervisionado é voltado apenas para quem tem 16 ou mais anos e está na escola ou faculdade. Ou seja, alunos do nível médio, técnico, superior e dos dois anos finais do fundamental pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem procurar vagas desse tipo.
Segundo o último levantamento do Censo Inep/MEC, são mais de 17,2 milhões de brasileiros dentro desse recorte. Entretanto, conforme pesquisa da Abres, são cerca de 900 mil estagiários atuantes no mercado. Ou seja, um pouco mais de 5% de quem pode estagiar consegue, de fato, ocupar essa posição.
Oportunidades únicas para se desenvolver
Portanto, quem consegue uma vaga deve aproveitar ao máximo todas as possibilidades abertas a partir da contratação. Por exemplo, uma grande parcela dos universitários utilizam a bolsa-auxílio para financiar os custos acadêmicos, ajudar nas despesas em casa e dar os primeiros passos rumo à independência financeira.
Além disso, o contato com equipes e profissionais de todas as idades promove uma troca de aprendizados enriquecedores para a carreira. Segundo a diretora de negócios e gente da ASH Talentos, Andréia Andrade, o famoso “networking” começa assim. “Estagiar abre oportunidades de conhecer pessoas as quais, no futuro, podem abrir caminhos à sua trajetória”.
Experiência prática
A experiência prática é unida com a teoria dada em sala de aula e isso possibilita, de acordo com a diretora, o despertar de curiosidades para estudar áreas antes nem imaginadas como potencial. Nesse sentido, até o autoconhecimento é favorecido, porque se descobre, no dia a dia, suas maiores qualidades e pontos de melhoria.
A taxa de efetivação a partir dessa vivência é entre 40% e 60% nas empresas. Logo, começar como estagiário pode ser uma chance única de construir uma rica trajetória dentro da companhia e explorar novos horizontes para a carreira.
A chance de aprender de maneira assertiva, com uma carga horária reduzida de, no máximo, 30 horas semanais e 6h diárias deve ser aproveitada ao máximo. Assim, é possível conciliar as tarefas da escola ou faculdade com aquelas dadas na organização contratante.