Modalidade faz a diferença na carreira dos estudantes brasileiros
O estágio se configura como um meio excelente de inserir jovens no mercado de trabalho. A prática garante o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos cruciais para a evolução da carreira de quem ocupa essa posição. Então, para quem deseja obter destaque durante essa vivência, é preciso ter algumas noções em mente.
Legislação vigente
O primeiro passo para poder aproveitar a experiência em sua totalidade, é entender as definições legais sobre a modalidade. De acordo com a Lei 11.788/2008, esse tipo de contratação é definido como o ato educativo escolar supervisionado. Logo, quando falamos nas normas para os estagiários, não falamos em emprego. Afinal, essa atividade não gera vínculos trabalhistas.
Regras diferenciadas
Justamente por ser diferente de uma ocupação assinada na CLT, férias, verbas rescisórias, FGTS, 13º salário e ⅓ sobre férias não se aplicam para essa admissão. Em contrapartida, quem estagia recebe uma bolsa-auxílio, auxílio transporte, seguro contra acidentes pessoais, recesso remunerado e tem a carga horária reduzida.
Rotina é menor em relação a funcionários efetivos
Só é possível exercer essa função por, no máximo, 6 horas diárias e 30h semanais. Essa medida é feita justamente para não atrapalhar o indivíduo em relação a administração de suas responsabilidades acadêmicas e profissionais. Assim, é possível tirar proveito total dos dois ambientes.
Outro ponto a ser destacado é relacionado a quem pode ser estagiário. Apenas quem está matriculado em uma instituição de ensino médio, técnico, superior ou EJA (Educação de Jovens e Adultos), com 16 anos ou mais, pode concorrer a vagas desse tipo. Portanto, a proposta é unir o conhecimento dado em sala de aula com a prática organizacional.
Dicas para ter sucesso
Para Eduardo Chaves, coordenador administrativo da Global Estágios, para ter sucesso com essa vaga, o jovem não deve simplesmente aceitar qualquer chance ofertada. “É importante se informar sobre a missão, visão e valores da corporação para identificar se esses estão alinhados aos seus interesses pessoais”, orienta.
Relações interpessoais são imprescindíveis
Ao ingressar na organização, segundo o especialista, buscar uma proximidade com o supervisor e colegas de equipe pode garantir um grande diferencial para o aprendizado. “Fazer isso é fundamental para se desenvolver como profissional e também expor suas ideias para auxiliar na melhoria de processos e desenvolvimento da empresa”, conclui. Portanto, acredite na força do estágio e siga essas dicas para se destacar!
Você sabe como funciona o relatório de atividades?