Em fevereiro e março muitas instituições de ensino retomam as aulas. O cenário é favorável para os estudantes procurarem estágio. Afinal, as empresas estão em momento de términos e inícios de novos contratos, visto muitos alunos se formarem nesse período. Por isso, vale a pena aproveitar o período para ir em busca de uma colocação.
Vantagens
O estágio tem como objetivo a preparação do jovem para o mundo corporativo. Os escolares têm diversas vantagens em realizar a modalidade. Afinal, ela não requer experiências prévias e é a chance de ingressar no mercado.
A modalidade apresenta vários benefícios para os participantes. Uma das principais é a carga horária reduzida, de no máximo 6 horas diárias e 30 semanais, bem como a proibição de períodos extras. No caso do estágio não-obrigatório, há também a chance de se obter renda por meio da bolsa-auxílio.
Chance de efetivação
Outro ponto relevante é a chance de ser efetivado. Na visão de Matheus Saramago, assistente de planejamento e controle orçamentário da Fundação CDL, em Uberlândia (MG), o jovem deve aproveitar a oportunidade para se destacar na corporação.
“Deve ser comprometido, fazer a gestão da rotina, ter organização e flexibilidade. O comprometimento deve ser a base, pois o estagiário está iniciando sua caminhada corporativa. Manter o ambiente de trabalho organizado, além de passar credibilidade, ajuda no gerenciamento do tempo e entrega das tarefas nos prazos solicitados. É o momento de se descobrir profissionalmente, sendo assim, seja flexível em conhecer novas áreas, rotinas, supervisores, pois será a oportunidade de se identificar e seguir com a sua carreira”, afirma.
Como conquistar a vaga?
Quem quer conseguir uma vaga precisa se preparar. O primeiro passo é ter um currículo bem montado, para passar credibilidade ao recrutador. “Sendo assim, estruture as informações para tornar a leitura de fácil entendimento e agradável. Insira seus dados acadêmicos, cursos realizados, intercâmbios, participações em congressos e, claro, experiências profissionais caso tenha tido. Além disso, atente-se ao tipo e tamanho da fonte”, recomenda o especialista.
Vale também se inserir nos ambientes profissionais on-line. “Outra dica é criar um perfil no Linkedin caso não tenha e sempre estar atento a rede. Afinal, o site corporativo é uma excelente ferramenta para aumentar o networking e ficar de olho nas oportunidades”, finaliza Saramago.
Pingback: Início de ano é propício para procurar estágio – Gabriela Vasconcelos S. Costa
Obrigado!