Diante da necessidade de distanciamento social e da crise econômica causada pela pandemia do Covid-19, várias corporações tiveram redução do faturamento. Consequentemente, fecharam vagas abertas e realizaram desligamentos. O mercado de estágios também foi afetado por essa turbulência. Entretanto, começa a dar sinais de recuperação.
No início do ano, a expectativa de contratação de estudantes era alta, com um aumento de 9,5% em relação à 2019. Contudo, em abril foram fortemente sentidos os impactos da situação da saúde pública. Houve queda de 92% nas oportunidades em relação ao ano anterior.
“Muitas empresas precisam apertar seus cronogramas e realizar a transformação digital muito antes do previsto, diminuindo a previsão inicial de cinco anos para cinco meses, segundo alguns especialistas”, afirma Roberta Kato, diretora técnica da Kato Consultoria & Treinamento.
Em maio, a redução continuou, mas passou para 72% e diminuiu com o passar do tempo, conforme tabela abaixo:
Queda | |
2020 x 2019 | Brasil |
Abril | -92% |
Maio | -71% |
Junho | -65% |
Julho | -45% |
Agosto | -30% |
Setembro | -25% |
Outubro (previsão) | -20% |
Recuperação
Devido aos incentivos fiscais desse formato, a expectativa é de uma retomada gradativa. “Nesse novo cenário os jovens saem na frente por conhecerem o mundo digital de maneira intuitiva, por isso, a busca dessa faixa etária para posições de suporte e apoio cresceu e continuará aumentando após a pandemia”, continua a especialista.
Com o mercado se reerguendo financeiramente, os alunos podem se beneficiar para identificarem suas convicções e metas de carreira. “Eles têm a chance de aprenderem processos em estruturas mais robustas. Afinal nunca tivemos um andamento tão forte de valorização do propósito nas organizações como vemos no momento. Uma boa oportunidade para construir uma relação ganha-ganha”, finaliza Roberta.
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