Mesmo tendo afetado grande parte da população mais nova, a hora de se recuperar é agora!
A chegada da crise do novo coronavírus tem imposto ao mundo desafios para as áreas da saúde, educação, trabalho e renda. Segundo pesquisas do Conjuve – Conselho Nacional da Juventude, 50% dos jovens trabalhavam antes da pandemia, porém, por conta da instabilidade, 27% deles perderam a ocupação durante o período e 33% dos ainda atuantes tiveram suas rendas reduzidas.
Realidade desafiadora para as novas gerações
De acordo com o estudo, cerca de 33% dos entrevistados estão em algum curso do ensino superior. Embora o levantamento não contemple dados específicos relacionados a estágio, é possível entender como a taxa de atuação geral dos mais novos foi afetada durante esse momento.
Instituições de ensino também se adaptaram
No universo corporativo, em geral, várias foram as medidas a fim de reter os impactos da quarentena no funcionamento dos negócios. Nas instituições de ensino, isso não poderia ser diferente. Nesse setor da educação, diversas mudanças foram impostas. Dentre elas, é possível destacar:
• O uso de canais tecnológicos
• Mediação de professor em formato virtual
• Mudança no formato de provas
Lado positivo
Por outro lado, ainda obtivemos resultados positivos. Segundo a presidente executiva da Brasil Junior, Ana Beatriz Cesa, o movimento empreendedor dos mais novos permanece ativo mesmo durante o período. “As universidades sofreram inúmeras alterações, assim como os alunos enfrentaram uma série de dificuldades, como acesso à Internet, dificuldade em ficar focado em atividades, entre outros. Mesmo assim, as EJs (empresas juniores) permaneceram atuantes e ainda tiveram um papel fundamental na ajuda para MPEs”, avalia.
O estágio como um meio de reverter as estatísticas
De fato, muitos foram os impactos dessa instabilidade na vida dos brasileiros. Entretanto, companhias e instituições têm reagido rumo ao reaquecimento econômico. Dessa maneira, a melhor maneira de inserir essa população no mercado é por meio das vagas para estagiários. Afinal, com essa modalidade, é garantida a chance de explorar, na prática, o conteúdo dado em salas de aula, tanto virtuais, quanto físicas. Portanto, para reaquecer a economia e garantir um futuro brilhante para a população, é fundamental acreditar nessa força e abrir oportunidades desse estilo!