No Brasil, temos mais de 17 milhões de estudantes aptos para estagiarem, mas somente 11,65% atuam na modalidade. Isso é, só um milhão de jovens. Nesse sentido, em especial neste Dia do Estagiário, trouxemos algumas dicas importantes para quem está em busca da sua primeira oportunidade.
É preciso correr atrás do tempo “perdido”
Temos vivenciado um período delicado devido ao Covid-19 e a adaptação para a nova realidade ainda é um desafio. Assim, os adolescentes têm de conciliar os estudos com rotina familiar e ainda buscar chances para ingressar no mundo corporativo para financiar sua educação.
Contudo, a falta de um direcionamento assertivo tem sido um dos principais obstáculos nessa fase. Para o CEO da Perfil Estágios, no Espírito Santo, Danilo Crema – um de nossos associados – o estágio é um diferencial para a vida desses principiantes. Por isso, elencamos algumas dicas para auxiliar a juventude nesse processo. Veja:
Atente-se a sites deste setor – na própria página da Abres temos muitos associados especializados na abertura e encaminhamento de vagas dessa modalidade. Logo, são milhares de possibilidades. Confira.
Especialize-se – aproveite o tempo em casa, da quarentena, para adquirir conhecimentos novos e investir na carreira. Esse é um detalhe diferencial em meio a concorrência de candidatos. Inclusive, durante o isolamento social muitas organizações e instituições de ensino disponibilizaram cursos gratuitos. Ou seja, a hora de se destacar é agora!
Mantenha seu currículo atualizado e atraente – a pandemia impôs novas habilidades e competências para a atual cenário do mercado de trabalho. Então, é muito importante revisar e manter o currículo atualizado, também em outros sites cadastrados. Além do mais, um documento de apresentação redigido corretamente e com um bom português tem um grande valor e pode ser o ponto de decisão entre ser convocado ou não para uma entrevista.
Persista – sempre na vida iremos dar “de cara com a porta”, mas um “não” jamais pode nos definir. Por isso, não desista! Invista tempo em você e na sua qualificação, pois existe a vaga exata para o candidato certo. Cada indivíduo tem um perfil e, da mesma forma, as empresas buscam pessoas mais alinhadas à corporação.
“Consegui uma entrevista e agora?”- estude sobre a companhia: acesse o site e as redes sociais e saiba mais sobre sua missão, projetos, serviços, produtos, concorrentes e como o anda seu mercado. Procure por algum profissional da área ou da própria entidade pelo Linkedin e faça networking. Demonstre interesse e pró-atividade e, acima de tudo, fique calmo!
O estágio é a grande chance da primeira experiência profissional
Essa data “representa hospitalidade corporativa! Portas abertas para transformar informações em conhecimento e desempenho profissional, pois o estágio representa, na vida do estudante, oportunidade vocacional e desenvoltura institucional. É uma evolução!”, ressalta Crema.
A Abres está lutando para assegurar os direitos da juventude e sua inserção na atividade laboral de forma justa e equilibrada. Dessa forma, constrói-se um caminho para um futuro melhor da nação.