Quero contratar estagiários: como fazer? Quais as vantagens? 

Contratar estagiários é uma estratégia inteligente para empresas. Por meio dessa iniciativa é possível encontrar diferentes talentos, dinamizar suas equipes e contribuir para a formação de futuros profissionais. Para adquirir essas e outras vantagens, entenda, nesta matéria, como abrir vagas de estágio. 

O que é o estágio? Como funciona? 

O ato educativo escolar supervisionado é regulado pela sua própria lei: n°11.788/2008. Ele se configura como uma iniciativa governamental para profissionalizar os estudantes, especialmente, no início da carreira. Nessa vaga, o indivíduo, sem experiência no mercado de trabalho, é contratado por uma empresa para adquirir prática. Onde as configurações do cargo devem se relacionar com a grade curricular da instituição de ensino. 

Dessa forma, para participar desse cargo, o candidato deve estar matriculado em uma entidade educacional, seja ela do nível médio, técnico ou superior. Além disso, é necessário ter uma idade mínima de 16 anos. Essa posição tem estreita relação com o desenvolvimento acadêmico. Por isso, existem outras regras as quais diferenciam o seu funcionamento. Confira quais são elas: 

Carga horária reduzida: conforme estabelece a lei, só é possível estagiar por, no máximo, seis horas diárias e 30h semanais. Isso para não interferir no desempenho estudantil. O contratado pode realizar as suas atividades em qualquer dia, inclusive, aos finais de semana. Contudo, elas devem seguir o limite estabelecido acima e não podem executar jornada adicionais. 

Pagamento de bolsa-auxílio: a remuneração é denominada de bolsa-auxílio. O valor deve ser pago quando o estágio não é obrigatório, ou seja, está fora da grade curricular da universidade. No entanto, ele varia de acordo com a organização e as atividades, sem um valor mínimo exigido. 

Recesso remunerado: a cada um ano em uma companhia, o contratado tem direito a 30 dias de descanso sem descontos na bolsa-auxílio. 

Contrato com no máximo dois anos: a norma estabelece um limite de dois anos para a duração do contrato. Após esse período, o talento pode ser efetivado ou ter o termo encerrado. De acordo com os dados da própria Abres – Associação Brasileira de Estágios, 40% a 60% dos participantes dessa modalidade, têm carteira de trabalho assinada ao final desse período. 

Isenção de tributos: o termo de compromisso de estágio não segue as exigências da CLT – Consolidação das Leis trabalhistas. Portanto, nessa contratação, não é preciso arcar com FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) 13°, multa rescisória, entre outros. 

Quais as vantagens de abrir vagas de estágio? 

Abrir as portas para novas pessoas é um indício de crescimento. “Ao investir no desenvolvimento de um talento, você constrói um colaborador com visão estratégica, competências ajustadas à realidade do negócio e um senso de pertencimento difícil de replicar. Além disso, isso reforça a marca empregadora da organização, atraindo ainda mais interessados no futuro. É uma via de mão dupla: o estagiário cresce e a companhia também”, explica Roberta Kato, diretora executiva da Kato Consultoria e Treinamento. 

Tenho uma empresa, eu posso contratar estagiários? Entenda quem está apto para esse processo! 

Quando se trata das corporações, o recrutamento desses candidatos pode ser feito pelas seguintes entidades: as entidades privadas e órgãos da administração pública direta, trabalhadores liberais com o nível superior, registrado no seu respectivo conselho de fiscalização e microempreendedores individuais.

Gostou do conteúdo? Você ainda está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, a Kato Consultoria e Treinamento é sua aliada nessa busca! Para superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e fique por dentro de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *