
Dicas e estratégias para capacitar quem chega agora no mercado
De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), a Geração Z corresponde a 32% da população mundial. No Brasil, são 47 milhões de pessoas nessa faixa etária, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Desses jovens, 48% são economicamente ativos e muitos deles são estagiários. Como empreendedor e gestor há mais de 25 anos, posso afirmar: o potencial desse grupo é enorme e capacitados da forma certa se tornam líderes de excelência.
Por que treinar os jovens?
É certo como o treinamento de equipes é uma das funções mais importantes para qualquer líder. Em um mundo corporativo dinâmico, no qual a adaptação rápida e o aprendizado contínuo são essenciais, os gestores precisam estar preparados para orientar seus colaboradores e acrescentar em suas habilidades. Esse desafio se torna ainda mais relevante quando se trata de estagiários, profissionais no início de sua jornada.
Quem acabou de chegar no mercado vem sem vícios de outras vivências, trazem novas ideias e energia para o time. Principalmente os estagiários, os quais podem iniciar essa trajetória a partir dos 16 anos, demandam atenção especial no processo de aprendizagem.
Vale lembrar: não existe idade máxima para pleitear vagas nesta categoria. Basta ter mais de 16 anos e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino, seja médio, técnico, superior ou dos anos finais do EJA – Educação para Jovens e Adultos.
Como treinar jovens para assumir a liderança?
No dia a dia, percebo como os profissionais querem focar em seu desenvolvimento e estudar continuamente. O aprendizado constante é uma das armas mais poderosas para evoluir profissionalmente. Por isso, esse deve ser um foco dos coordenadores e das empresas. Nesse cenário, reuni alguns conselhos:
1) Entenda as necessidades dos estagiários
O primeiro passo para treinar alguém é entender suas necessidades específicas. Estagiários muitas vezes têm um nível de experiência limitado, mas um enorme potencial para serem ensinados. A compreensão de seu nível de conhecimento, suas expectativas e até suas inseguranças podem ajudar a moldar uma qualificação eficaz. É essencial ter uma abordagem empática, reconhecendo essa fase de descoberta e adaptação ao ambiente corporativo.
2) Estabeleça expectativas claras
A clareza sobre as responsabilidades e expectativas é fundamental. Logo, estabeleça metas claras desde o início, com prazos definidos e parâmetros de avaliação. Isso ajuda a entender os pontos esperados e como seu desempenho será medido, além de proporcionar um senso de direção, permitindo a concentração em áreas importantes e aprender de forma mais estruturada.
3) Treine de maneira prática
Muitas vezes, os estagiários têm uma formação teórica sólida, mas carecem da vivência prática do ambiente de trabalho. Para acelerar seu desenvolvimento, permita sua participação em projetos reais, mesmo com responsabilidades menores. Isso é uma excelente maneira de promover sua evolução.
Enfim, o feedback também é uma ferramenta vital para o aprimoramento dos membros como um todo, não somente dos jovens. Afinal, eles precisam saber em quais pontos estão acertando e como podem melhorar, mas de uma maneira a incentivá-los.
Para encontrar candidatos dispostos, das mais diversas áreas e cursos, conte com os agentes de integração. Nossos associados são empresas sérias, com vasta experiência nas burocracias dessa contratação. Abra as portas do seu negócio para quem chega cheio de vontade de crescer e “fazer acontecer”!
*Seme Arone Jr, presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres).