Como a IA está transformando o estágio

O avanço tecnológico traz um conceito de mudança para diversas áreas da esfera laboral. Dentre elas, o estágio é um modelo amplamente valorizado e passa por constantes transformações. Para o meio corporativo, acompanhar as novas tendências é uma forma de se conectar com a juventude e oferecer melhores oportunidades de serviço. Acompanhe, nesta matéria, como a IA está revolucionando o mercado.

As ferramentas baseadas na inteligência artificial e automação de processos, estão reformulando a seleção, o recrutamento e experiências de novos colaboradores. Desse modo, para acompanhar as novas formas de serviço, os estudantes podem buscar um aprendizado específico pensando a longo prazo.

Conforme revela a pesquisa Panorama de Gestão Fiscal e Financeira 2025, realizada pela Qive em parceria com a Endeavor, apenas 21% das organizações utilizam a IA em suas rotinas. Houve um destaque no papel dos profissionais de tecnologia na construção de uma base sólida para a adoção de ferramentas avançadas. Quase metade dos negócios ouvidos (45%) conta com equipes internas de TI, esse número varia de acordo com o porte da empresa: 15% nas microempresas, 51% nas médias e 70% nas grandes.

Para visar um crescimento em seu negócio, essa prática é fundamental. “A IA traz um conhecimento de um especialista para todas as áreas, podemos revisar, contratos, aprendendo de uma forma mais rápida e validando de acordo com as métricas da empresa. Assim, há mais velocidade e assertividade nas tarefas.”, afirma Elieser Machado, diretor da Jovem Valor Estágios.

Para dar um panorama geral sobre os assuntos, citaremos alguns pontos de destaque sobre o impacto das inovações.

Processo de seleção e recrutamento

Muitas empresas adotam essa ferramenta para otimizar a filtragem dos currículos. Assim, com maior rapidez e facilidade, a inteligência consegue identificar quais os melhores candidatos para a vaga. Tais como entrevista por chatbots e análise de linguagem. Com isso, há mais agilidade.

Treinamentos e capacitações digitais 

Para o início dos estagiários na esfera laboral, possuir tecnologias eficazes para um aprendizado completo é algo significativo. Algumas plataformas oferecem trilhas personalizadas de desenvolvimento ajustando conteúdos de acordo com o progresso do estudante. Logo, alinhá-os às necessidades do mercado.

Estágios remotos

Em um mundo totalmente conectado e o efeito pós pandemia, ocorrida em 2020, pela Covid-19, muitas corporações adotaram o home office como um modelo “comum” de trabalho. Com as ferramentas de gestão em nuvem, compartilhamento de projetos e comunicação qualificada, cria-se a possibilidade de contratar um estudante de qualquer região do país. 

Preparação acadêmica

Para os discentes terem sucesso em suas jornadas, as universidades devem investir em novos aprendizados baseados na realidade do mercado. Incluir a IA em suas metodologias de ensino será um grande passo preparatório para as companhias contarem com profissionais capacitados nessa nova realidade. 

“O aprendizado feito pelas universidades precisa ser bem adaptado, os cursos de hoje em dia não preparam os alunos com um foco específico em inovações de mercado. As faculdades também devem se preocupar com o crescimento pessoal do jovem, saber perguntar, ter um olhar estratégico sobre as áreas, assim, será uma colaboração para um melhor rendimento quando se trata desse assunto”, completa Machado.

Logo, com o avanço tecnológico constante, as organizações buscam virar um destaque no mercado com base nos seus métodos de trabalho. Andar lado a lado com as tendências é uma maneira agregadora de colaborar com diversos métodos de sucesso.
Para mais informações, acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades sobre estágios. Aproveite e visite a página dos nossos associados, inclusive a Jovem Valor Estágios pode te ajudar na formação da sua carreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *