Valorizar os estudantes com boas oportunidades aproxima a entrega de resultados profissionais.
Ofertar vagas com grandes atrativos e flexibilidade é indispensável para conseguir bons estagiários. Aproveitar o formato remoto amplia a gama de candidatos para atender as demandas da sua empresa. Para isso, é fundamental proporcionar oportunidades bem estruturadas. Entenda mais nesta matéria da TV Abres.
Segundo levantamento da Robert Half, 97% dos respondentes consideram as vantagens oferecidas como critério essencial na hora de fechar o contrato. Caso a companhia não ofereça os atributos mais buscados, 51% tentariam negociar um salário mais alto. Além disso, 93% afirmam avaliar os incentivos antes de aceitar uma proposta. Isso demonstra como disponibilizar atributos é indispensável para conquistar e manter grandes talentos.
Para as companhias, é interessante contar com discentes de todas as idades, pois eles estão em constante contato com novidades acadêmicas e do mundo corporativo, sendo naturalmente interessados e entusiasmados em colocar os estudos em prática.
Benefícios materiais e desenvolvimento profissional
“Para atrair e reter pessoas, as firmas podem oferecer benefícios, sejam eles materiais como a bolsa-auxílio, ajuda de custo, seguro-saúde, vale-refeição e alimentação no local, desconto em produtos ou serviços. A evolução precisa vir de uma mentoria, da orientação de profissionais experientes, treinamentos, workshops, participação em projetos reais, vivências práticas, feedback regular e chances de crescimento com possibilidade de efetivação”, explica Gil Latoreira, relações públicas da Cent Brasil.
Para Ailton Nunes, Coordenador-Geral de Planejamento, Gestão e Controle do INSS, admitir estudantes é uma via de mão dupla em relação às vantagens. “Contratar estagiários é vantajoso porque eles trazem ideias, uma nova energia, estimulando a criatividade e a renovação, isso é algo muito importante. Durante o estágio, os jovens têm oportunidade de aprender sobre a cultura e os valores da companhia, permitindo a formação de um profissional muito mais alinhado com a expectativa daquela organização. Esse investimento, além de trazer pessoas dispostas e motivadas, também ocasiona o desenvolvimento de alguém capaz de fazer contribuições naquela empresa, mas também em qualquer outro lugar onde vier a atuar no futuro”, salienta.
O coordenador compartilhou a sua própria história com o ato educativo escolar e o impacto do mesmo na sua trajetória. “Estagiar foi muito essencial na minha carreira. Eu compreendi melhor como as coisas funcionam no ambiente corporativo. Aprendi a ter proatividade, identificar problemas e buscar soluções, passei a trabalhar e lidar com pessoas diferentes e mantenho essas características até hoje, isso permitiu a minha efetivação. Depois, com muito estudo e trabalho, eu fui aprovado no concurso público nesta instituição e exerci cargos distintos, inclusive o de diretor”, completa.
Estágios como investimento no futuro
Investir nessa modalidade não apenas supre demandas imediatas, mas também fortalece a base de talentos. Um programa de estágio bem estruturado proporciona qualificação para os jovens, ao mesmo tempo renova e enriquece a dinâmica interna.
Na Abres, são dezenas de associados qualificados para encaminhar estudantes, direcionando suas carreiras e ampliando os negócios. Conhecer os reflexos internos e externos dessa admissão é necessário para aproveitar ao máximo esses novos integrantes. Se você é um gestor procurando mais energia para impulsionar seus resultados, basta entrar em contato com algum dos nossos parceiros.
Veja mais sobre como conseguir bons estagiários nesta matéria e continue acompanhando a TV Abres para mais conteúdo sobre esse segmento.