
Entrar no mercado de trabalho tende a ser um desafio para muitas pessoas, especialmente os jovens sem experiência profissional. Para facilitar a entrada deles nesse meio, as vagas de estágio tornaram-se uma etapa fundamental para a construção da carreira. Assim, os agentes de integração surgiram para ampliar o acesso a essas oportunidades. Então veja, nesta matéria, como esses influenciam o ecossistema empresarial.
O que são os agentes de integração?
São instituições intermediárias entre estudantes, entidades educacionais e empresas para incentivar a entrada das pessoas no ato educativo escolar supervisionado (estágio). “Nós facilitamos o processo de recrutamento e gestão de estagiários Com isso, asseguramos o cumprimento de todos aspectos da lei de estágio”, explica Gabriel Abagge, sócio-gerente da empresa Pró Estágios.
Os agentes de integração ampliam as vagas de estágio para todo o Brasil!
Junto com as corporações, eles abrem as chances de estagiar em diferentes localidades do país. “Por serem responsáveis pela abertura e a gestão das vagas, incorporam essa iniciativa na cultura da organização com facilidade. Ao reduzir a burocracia da contratação e prestar suporte legal, a companhia fica responsável apenas por treinar um novo talento”, complementa Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios.
No Brasil, existem mais de 10 milhões de estudantes no ensino médio e técnico, além de 9,9 milhões no ensino superior, aptos a estagiarem. Porém, apenas 5,48% desses alunos (1,1 milhão), são estagiários, segundo os dados da Abres e Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. “A atuação dos agentes de integração incentiva o programa de estágio nos times. Logo, eles são indispensáveis para entregar experiência aos futuros especialistas”, diz Mencaci.
Qual serviço os agentes de integração prestam para os estudantes?
Para os discentes, eles funcionam como uma plataforma gratuita de busca de vagas. No entanto, apenas para chances de estágio, as quais são voltadas aos indivíduos a partir dos 16 anos de idade e matriculados em uma instituição de ensino. O candidato submete seu currículo no site e passa a concorrer aos cargos disponíveis na página. Assim, os agentes conectam o perfil com a empresa e iniciam as entrevistas.
Quando um candidato é selecionado, os agentes assumem as etapas administrativas para facilitar o dia a dia do RH. Entre elas, estão: o envio do contrato para a assinatura, convênio com as escolas e faculdades para filmar a admissão, auxílio com os direitos e deveres do contratado, entre outras atividades.
Como os agentes de integração impactam o mercado de trabalho?
A conexão entre o novato e o espaço de trabalho gera um grande impacto para o desenvolvimento social. Confira as transformações proporcionadas por esse cargo:
Reduz a evasão escolar: é preciso manter o vínculo acadêmico para permanecer contratado. Logo, estimula o colaborador a permanecer nos estudos e concluí-los, em vez de abandoná-los para trabalhar.
Qualifica os futuros profissionais: voltado para quem está se desenvolvendo, ele acelera o processo de aprendizado ao adicionar a prática na rotina dos discentes.
Auxilia financeiramente os jovens: na modalidade não obrigatória, as companhias oferecem uma remuneração ao estagiário, a bolsa-auxílio, pelos serviços prestados. Dessa maneira, é possível melhorar as condições de estudo, dar suporte em casa, entre outras ações.
Incentiva responsabilidade social nas empresas: aumenta a admissão de pessoas sem experiência, com vontade de aprender e crescer.
Você está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, conheça as ofertas dos nossos associados, o Pró Estágios é seu aliado nessa busca! Para superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e fique por dentro de tudo.