
Durante os estudos, seja no ensino médio ou superior, muitos jovens buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. Contudo, no início da carreira, a falta de experiência profissional tende a ser uma barreira em comum. Para superar essa dificuldade de ingressão no meio corporativo, as vagas de estágio são uma chance. Então veja, nesta matéria, como se tornar um estagiário e quais as vantagens.
O que são as vagas de estágio?
O ato educativo escolar supervisionado, mas comumente reconhecido como estágio, é uma iniciativa governamental entre as instituições de ensino e empresas para profissionalizar os estudantes. “Essa posição nas companhias não exige nenhuma vivência anterior, por isso elas são um projeto especial para os alunos em busca de começar a carreira”, complementa Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios.
Quem pode se candidatar às vagas de estágio?
De acordo com a lei n° 11.788/2008, as contratações são voltadas para os indivíduos a partir dos 16 anos de idade, sem um limite etário. Além disso, o aspirante deve ter a matrícula regular em uma instituição de ensino, seja ela do nível médio, técnico, superior ou nos nos dois anos finais da Educação Profissional de Jovens e Adultos (EJA).
Por que considerar as vagas de estágio sendo estudante?
Ser estagiário é uma maneira efetiva de desenvolver a carreira, especialmente para quem busca o primeiro emprego. A chance conecta o dia a dia acadêmico com a rotina corporativa, proporcionando ao contratado as habilidades técnicas necessárias para ocupar um cargo efetivo, ou seja, uma admissão CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas.
Além do ganho de experiência, o período contribuindo com uma organização proporciona outros benefícios, como a bolsa-auxílio, horas reduzidas, recesso remunerado, etc. Segundo Raphael Figueirêdo, gestor administrativo na Atitude Gestão de RH e Consultoria, ele promove: “desenvolvimento da autogestão financeira e amadurecimento das responsabilidades, confiança com os compromissos e profissionalismo”, cita o especialista.
Como se destacar na entrevista e conseguir um estágio?
No Brasil, existem mais de 10 milhões de alunos no ensino médio e técnico, além de 9,9 milhões no ensino superior, aptos a estagiarem. Porém, apenas 1,1 milhão dessas pessoas estão nessa posição, segundo os dados da Abres e do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. Nesse sentido, é fundamental entender como se destacar nesse processo.
Primeiro, é preciso construir um bom currículo. “Nessa etapa é essencial o jovem expor adequadamente suas qualificações, interesses e suas habilidades pessoais com clareza. Isso demonstra sua disposição de somar e aprender no ambiente laboral”, exemplifica Figueirêdo.
Em seguida, ao ser selecionado para uma entrevista, também é necessário cuidado. “É possível se destacar de muitas formas, algumas delas são: se preparar com antecedência para mostrar compromisso, se vestir adequadamente à ocasião e ser objetivo. Assim, transmitindo segurança em seu interesse de aprendizado e crescimento profissional”, revela o representante da Atitude Gestão de RH e Consultoria.
Os agentes de integração são essenciais para encontrar as vagas de estágio
As chances de estagiar são divulgadas pelas próprias empresas, ou por meio dos agentes de integração. Eles são responsáveis por abrir as vagas junto a inúmeras companhias. Assim, eles oferecem um serviço gratuito para os estudantes. Ao se cadastrarem no banco de dados, esses talentos são encaminhados para cargos compatíveis ao perfil. No site da Abres, na aba de associados, é possível encontrar diversas entidades.
Gostou das dicas? Você ainda está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, o Grupo Atitude RH é seu aliado nessa busca! Para superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros.