
As férias escolares são um período fundamental para descansar e recarregar as energias. No entanto, esse tempo também pode ser uma excelente oportunidade para investir no futuro profissional e garantir uma vaga de estágio. Veja, nesta matéria, como aproveitar o recesso para se destacar no mercado de trabalho.
Por que buscar oportunidades de estágio?
Esse cargo é voltado exclusivamente para desenvolver a carreira dos estudantes. O candidato a essas vagas deve ter a partir de 16 anos e estar matriculado em uma instituição de ensino, seja ela de nível médio, técnico ou superior. “ O estagiário tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades profissionais, despertar suas vocações e muitas vezes ser efetivado pela empresa”, explica Danilo M. Crema, CEO da Perfil Estagios
As vagas de estágio ainda são poucas para a quantidade de estudantes Brasileiros
No Brasil, existem mais de 10 milhões de alunos no ensino médio e técnico, além de 9,9 milhões no ensino superior, aptos a estagiarem. Porém, apenas 1,1 milhão desses discentes estão contratados, segundo os dados da Abres e do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas.
A partir disso, Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios, ressalta a importância de fortalecer o currículo para se destacar. “A busca por essa chance ainda é acirrada. Por isso, mesmo sem vivência corporativa, os talentos ainda precisam se profissionalizar e aumentar sua autoridade. Nesse sentido, o período de descanso estudantis pode ser essencial para acelerar o ganho de competências”, observa.
Como as férias favorecem a conquista de uma vaga de estágio?
O recesso tira o foco das atividades acadêmicas e abre espaço para outras possibilidades. “O tempo livre incentiva a procura por diferentes tarefas. Seja ela um curso de especialização, um hobby ou voluntariado. Além disso, existe mais liberdade para encontrar vagas e realizar a candidatura”, diz o presidente. Nesse contexto, confira cinco experiências para investir nesse momento:

1. Atualize seu currículo e perfil no LinkedIn
Esse instante é ideal para atualizar a sua apresentação, destacando suas habilidades, cursos realizados e experiências acadêmicas. Manter o perfil no Linkedin e portfólio também é de suma relevância. De acordo com um estudo do LinkedIn, perfis completos têm 40% mais chances de serem visualizados por recrutadores.
2. Faça cursos on-line
Na Internet existe uma imensidade de conteúdos para as mais diversas áreas do mercado. Explore plataformas como Coursera, Udemy e Sebrae, as quais oferecem cursos gratuitos e com certificado.
3. Participe de eventos e workshops
Eventos on-line ou presenciais são ótimas oportunidades para fazer networking e conhecer profissionais da sua área de interesse.
4. Prepare-se para entrevistas
Dedique parte do seu tempo livre para praticar entrevistas de emprego. Pesquise sobre as perguntas comuns e prepare respostas claras e objetivas.
5. Faça Trabalho Voluntário
O trabalho voluntário é uma excelente forma de adquirir experiência prática, desenvolver habilidades e demonstrar proatividade.
Onde encontrar as vagas de estágio?
As chances de estagiar são divulgadas pelas próprias corporações, ou por meio dos agentes de integração. Essas instituições são responsáveis por auxiliar nos trâmites administrativos presentes na seleção de um candidato e após ela também. Portanto, são locais de referência para quem busca por essas vagas. “Nós, agentes de integração, realizamos o trabalho de transformar informações em oportunidades com alunos, empresas e instituições de ensino”, finaliza Crema. No site da Abres, na aba de associados, é possível encontrar diversas entidades. Ao inscrever o seu currículo existe uma viabilidade maior de concluir a sua admissão.
Já anotou todas as orientações, mas ainda não encontrou o seu estágio? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos agentes de integração associados! Para as organizações em busca de superar as dúvidas e contratar estagiários, entre em contato com nossos parceiros e saiba mais.