Estágio é uma oportunidade de crescimento empresarial

O ato educativo é um ganha-ganha para empresa e estudante 

O estágio é uma das ferramentas mais poderosas para as empresas com desejo de inovar em 2025. Além disso, é uma oportunidade para se adaptar às mudanças do mercado e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento da força de trabalho do Brasil. Como presidente da Abres (Associação Brasileira de Estágios), acompanho de perto o impacto do programa nas organizações e posso falar com argumentos práticos o quanto é a melhor estratégia de investimento no crescimento empresarial. Neste artigo, veja as diversas vantagens.

3 vantagens de investir no estágio 

Conforme a Abres, temos 18,6 milhões de possíveis estagiários, quando consideramos a soma dos níveis superior, médio e técnico. Porém, apenas 5,2% deles conseguem estagiar. Esses estudantes buscam uma maneira de desenvolver suas carreiras e aprimorar suas habilidades. Muitos deles querem crescer juntamente com a corporação, ocupando futuramente os cargos de liderança, por exemplo. Sendo assim, separei alguns ganhos para a instituição. Confira: 

1) Acesso a talentos promissores e qualificados:

Em um cenário de mercado altamente competitivo, as empresas buscam constantemente profissionais para agregar ideias novas, frescor e uma visão inovadora. O estágio oferece uma excelente oportunidade para as empresas acessarem jovens talentos, principalmente aqueles no início da vida profissional, mas com uma sólida formação acadêmica e teórica.

Em geral, esses estagiários têm um conhecimento atualizado sobre as últimas tendências e tecnologias, considerados capazes de contribuir muito com novidades. Muitos alunos de nível superior e técnico estão imersos em disciplinas capazes de refletir as demandas mais atuais da sociedade, como inteligência artificial, sustentabilidade e marketing digital, por exemplo. Ao integrá-los à equipe, é possível ganhar em termos de habilidades técnicas e trazer uma perspectiva fresca para transformar o jeito de pensar e agir da organização.

2) Desenvolvimento de líderes internos:

Uma das maiores vantagens dos programas de estágio é a possibilidade de desenvolver líderes internos, de acordo com o fit cultural interno. Já logo na seleção, muitas empresas possuem o objetivo de identificar candidatos com a capacidade de, ao longo do tempo, assumir posições hierárquicas. 

Ao adicioná-los em um time com gestores experientes, esses jovens têm a oportunidade de aprender na prática, com acompanhamento de mentores, para os guiar ao longo de sua jornada corporativa. Assim, o ato educativo pode ser visto como uma espécie de treinamento, os preparando para assumirem responsabilidades cada vez maiores. 

3) Promoção da diversidade e inclusão

Uma pauta muito em alta, principalmente em 2025, é o investimento em D&I (Diversidade e Inclusão). Investir em recrutamentos voltados a essas políticas também é uma excelente estratégia para promover mais igualdade em seus quadros de funcionários. A diversidade, entendida tanto em termos de gênero quanto de etnia, idade e experiências de vida, traz inúmeras vantagens. 

Ainda, a variedade de ideias e soluções é um dos maiores motores de inovação e agregar estagiários com diferentes backgrounds e perspectivas culturais pode ser uma maneira eficaz de criar um ambiente mais inclusivo e inovador. Isso não apenas enriquece o clima corporativo, mas também ajuda a desenvolver produtos e serviços mais adaptados a um público diversificado. 

Enfim, o estágio vai muito além de uma iniciativa para evoluir o discente no mundo empresarial, pois também se mostra como uma tática de sucesso para as corporações. Portanto, investir nesse quesito é, sem dúvida, uma das melhores decisões para garantir o crescimento a longo prazo e a adaptação às mudanças constantes do mercado. Para construir um futuro mais próspero, conte com a Abres! 

*Carlos H. Mencaci é presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *