Em 2025, abra portas com o estágio!

A modalidade é motor para prosperidade

Estou sempre falando de como o estágio é motor de inovação. Isso tanto para o estudante, beneficiado por ingressar no mercado de trabalho de forma remunerada, quanto para o empreendedor, por agregar renovação criativa e impulsionar o desenvolvimento do negócio. Para 2025, tenha a certeza: a modalidade abre portas! A seguir, quero comentar alguns dos benefícios de ter um estagiário no time. 

O estágio é capaz de transformar vidas 

Para começo de conversa, quero contar a minha história. Por volta de 1980, enquanto estava na graduação, tive muita dificuldade para encontrar uma oportunidade. Sou formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, e mesmo em uma das melhores instituições do país, percebi a escassez de vagas. 

Desde então, comecei a estudar sobre o tema e a investir esforços nesse mercado, levando em consideração as minhas experiências e também dos meus amigos. Assim, me formei em outras universidades e sempre trazendo o assunto para as rodas de conversa. 

Atualmente, segundo dados expostos pela Abres (Associação Brasileira de Estágios), temos 18,6 milhões de possíveis estagiários, quando consideramos a soma dos níveis superior, médio e técnico. Porém, desse enorme volume, apenas 5,2% conseguem de fato estagiar.

No Brasil, a taxa de desemprego entre os indivíduos de 18 a 24 anos chegou a 14% no 2º trimestre de 2024. Em números, a taxa equivale a 2,2 milhões de pessoas, conforme a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua Trimestral, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A iniciativa é capaz de transformar trajetórias, principalmente por colocar o estudante em um caminho digno, apresentando o trabalho como forma de melhorar a qualidade de vida.

Por que contratar um estagiário é vantajoso? 

Além de ser um grande motor da economia e educação brasileira, por oportunizar poder de compra para quem chega agora na dimensão laboral e por incentivar os estudos. Afinal, para estagiar é necessário estar regularmente matriculado, o estágio ainda possui diversos benefícios. Veja alguns exemplos:

1) Renovação criatividade do negócio: 

Principalmente para quem inicia o caminho na dimensão empresarial, é possível moldar um futuro talento de acordo com a filosofia da corporação. Além disso, a maioria dos estagiários estão atentos às novidades no mercado, trazendo renovação criativa para a operação. Como resultado, tenha times mais motivados, pois o novo nome pode enriquecer os conhecimentos de quem já está no escritório. Dessa forma, há um equilíbrio entre experiências e isso propicia evolução, tanto pessoal quanto profissional, incentivando uma troca de ideias mais rica e detalhada, com visões de diferentes ângulos e percepções. 

2) Proatividade e motivação:

Com meus anos de experiência, posso afirmar, essa moçada é motivada e comprometida com “fazer acontecer”. Isso colabora muito para alcançar metas e facilita a condução dos processos internos. Como consequência, são capazes de produzir mais e melhor. Principalmente pelo desejo de colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, tornando-os altamente engajados. 

Essa disposição também é fruto da vontade de ser efetivado. Segundo dados, entre 40% a 60% dos estagiários conquistam a CLT no mesmo empreendimento onde começaram. Isso acontece porque eles desejam agregar, além de um salário, habilidades inerentes ao seu perfil e da sua carreira, para um escalonamento visível.  

3) Contratação segura: 

Além dos benefícios citados, a contratação é regulamentada pela Lei do Estágio, reconhecida pelo nº 11.788/2008, servindo para organizar e monitorar o TCE. Um ponto crucial desse acordo é ter a matrícula regulamentada. Para facilitar essa e outras burocracias, os agentes de integração auxiliam no cumprimento das exigências legais. 

Por fim, dê a chance para quem chega agora, cheio de vontade de colocar a mão na massa e aprimorar suas competências para esse novo ano. Nesse sentido, conte com a Abres! Juntos, construímos um 2025 mais promissor! 

*Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *