Agentes de integração: qual o impacto na empregabilidade?

Entrar no mercado de trabalho sem a famosa experiência é um desafio para as pessoas em início de carreira. No entanto, todos precisam começar de alguma forma. Para oferecer essa chance, as vagas de estágio conectam os estudantes com as empresas, a fim de construir as habilidades práticas de um profissional. Os agentes de integração são especializados em intermediar essa conexão. Então, veja nesta matéria, tudo sobre essas instituições. 

 Como os agentes de integração auxiliam as empresas?

O papel deles é ser um intermediário entre organizações, entidades educacionais e os estudantes para facilitar a abertura das vagas de estágio. Entre as suas principais funções, estão: 

Identificar oportunidades de estágio: buscam empresas aptas a oferecer essa alternativa no time.

Ajustar as condições de realização: negociam as condições para cada cargo de estágio, como por exemplo a carga horária, remuneração e benefícios. Afinal, eles conhecem o mercado e conseguem achar um meio capaz de atender as expectativas das partes envolvidas. 

Acompanhar as atividades administrativas: o estágio exige uma troca constante de avaliações entre a companhia e a universidade. Então, eles realizam o acompanhamento burocrático de todo o processo, desde a inscrição até a emissão de documentos.

Direcionar a negociação de seguros: asseguram a proteção dos estagiários com seguros contra acidentes pessoais.

Cadastrar estudantes e encontrar futuros talentos: mantêm um banco de dados atualizado com os perfis de estudantes e, ao abrir uma vaga, eles encaminham esse talento para a oportunidade. 

Danilo Crema, CEO da Perfil Estagios, reforça a essencialidade dessa parceria entre corporações e os agentes de integração. “Nós colaboramos com empresas concedentes de estágio em todo processo de integração. Estamos ao lado delas desde o planejamento até o direcionamento dos candidatos e a formalização do contrato, para manter as conformidades da Lei Federal 11788/2008”, diz o especialista. 

Qual a importância dos agentes de integração para os estudantes em busca de um estágio? 

No Brasil, existem mais de 9,6 milhões de estudantes no ensino médio e técnico, além de 9,9 milhões no ensino superior, aptos a estagiarem. Porém, apenas 6,1% desse alunos (1,1 milhão), são estagiários, segundo os dados da Abres – Associação Brasileira de Estágios e Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas. 

“Ainda existem poucas posições de estagiário no mercado, em comparação com a quantidade de discentes. Logo, as entidades integradoras têm o papel de reforçar a relevância desse projeto para os empreendimentos e incentivar a abertura de mais espaços de desenvolvimento por todo o Brasil”, acrescenta Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres. Confira como é a assistência aos aspirantes: 

Serviços gratuitos: o agente de integração conecta o perfil do candidato com as chances de estágio ofertadas pelas organizações. Isso, sem nenhum custo. 

Olham para vontade de aprender: eles selecionam pessoas com vontade de aprender na companhia. Logo, a experiência profissional não é considerada por esses especialistas no processo seletivo. 

Auxiliam o estudante a manter a conformidade legal: acompanham de perto o desenvolvimento do contratado e passam para a instituição de ensino. Também, ficam dispostos para solucionar problemas envolvendo as partes do contrato, se houver. 

Por fim, Crema, pontua sobre a sua atuação ao lado desse público. “Oferecemos informações, tiramos dúvidas, entrevistamos, identificamos suas virtudes e realizamos um despertar profissional. Muitos estão no primeiro contato com o mercado de trabalho, por isso cuidamos em especial de todas as etapas envolvendo a contratação”, finaliza. 
Você está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, o  Perfil Estágios é seu aliado nessa busca! Para superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e fique por dentro de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *