Lei de saúde mental: a importância do bem-estar no estágio

A saúde mental influencia em vários aspectos da vida, incluindo o desempenho no ambiente de trabalho. Por isso, o bem-estar dos colaboradores tornou-se também uma preocupação das organizações. Para incentivar a assistência ao colaborador, em 2024 foi implementada a lei n° 14.831. Veja, nesta matéria, o impacto das companhias se adequarem a norma. 

Entenda o panorama da saúde mental dos brasileiros no contexto corporativo

Conforme o estudo “Panorama de Saúde Emocional do RH”, da Flash, na área de recursos humanos, 15% dos estagiários relataram ter enfrentado Burnout. Além disso, 35% lidaram com ansiedade ao longo do último ano (2024). Por fim, 10% sofreram com falta de motivação no trabalho.

Roberta Kato, CEO do grupo Kato, reforça a importância das instituições olharem para quem está nessa fase de desenvolvimento da carreira. “É essencial pensar em políticas de  saúde mental para o cargo de estágio. Embora possa parecer controverso a ideia de jovens doentes, o número de pessoas com sinais de ansiedade e depressão é o maior dos últimos anos”, explica a especialista. 

Outras pesquisas demonstram como a fragilidade psicológica não afeta apenas os profissionais de RH ou estagiários. Segundo o relatório People at Work 2023: A Global Workforce View, do ADP Research Institute, no Brasil, 67% dos trabalhadores foram influenciados negativamente pelo estresse. Já a Síndrome de Esgotamento Profissional atingia 30% dos brasileiros, mostra a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANMT) e International Stress Management Association (ISMA). 

Conheça a Lei de Saúde Mental

A Lei de Saúde Mental foi criada para reconhecer e certificar empresas promotoras de segurança psicológica no Brasil. Assim, quem cumpre com os critérios estabelecidos pela legislação, recebe uma certidão válida por dois anos. Após esse período, é necessário uma nova avaliação para renovar esse selo. As corporações podem divulgar esse documento e reforçar, publicamente, o compromisso com o bem-estar de seus colaboradores. 

Conheça os critérios estabelecidos pela Lei de Saúde Mental

Os parâmetros determinados pela norma são baseados em três pilares e, em cada um deles, são estabelecidas práticas indispensáveis para se adequar: 

I – Promoção da saúde mental:

a) implementação de programas de promoção da saúde mental no ambiente de trabalho;

b) oferta de acesso a recursos de apoio psicológico e psiquiátrico para seus trabalhadores;

c) promoção da conscientização sobre a importância da saúde mental por meio da realização de campanhas e de treinamentos;

d) promoção da conscientização direcionada à saúde mental da mulher;

e) capacitação de lideranças;

f) realização de treinamentos específicos que abordem temas de saúde mental de maior interesse dos trabalhadores;

g) combate à discriminação e ao assédio em todas as suas formas;

h) avaliação e acompanhamento regular das ações implementadas e seus ajustes;

II – Bem-estar dos trabalhadores:

a) promoção de ambiente de trabalho seguro e saudável;

b) incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional;

c) incentivo à prática de atividades físicas e de lazer;

d) incentivo à alimentação saudável;

e) incentivo à interação saudável no ambiente de trabalho;

f) incentivo à comunicação integrativa;

III – transparência e prestação de contas:

a) divulgação regular das ações e das políticas relacionadas à promoção da saúde mental e do bem-estar de seus trabalhadores nos meios de comunicação utilizados pela empresa;

b) manutenção de canal para recebimento de sugestões e de avaliações;

c) promoção do desenvolvimento de metas e análises periódicas dos resultados relacionados à implementação das ações de saúde mental.

O cumprimento desses requisitos impactam diretamente a dinâmica da entidade. A empresa não só atende a sociedade, como também aprimora a produtividade, aumenta a satisfação, constrói um bom clima organizacional, reduz o turnover e afastamentos. 

Por fim, Roberta, orienta como deixar a vida laboral mais saudável, especialmente no estágio. “Para equilibrar essa jornada, o indivíduo precisa entender a importância dos momentos de lazer. Dedique tempo para sair, caminhar, encontrar amigos – tudo isso favorece o desenvolvimento das habilidades socioemocionais e a preservação da saúde mental”, finaliza. 

Gostou das dicas? Você ainda está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, a Kato Consultoria e Treinamento é sua aliada nessa busca! Para superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e fique por dentro de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *