Lifelong learning é o melhor segredo

Assim como os estagiários, os gestores precisam focar na atualização constante

Sempre comento o quanto “conhecimento nunca é demais”. Isso porque, com as atualizações constantes do mercado de trabalho, estagiários e gestores começaram a entender a importância de se manter sempre estudando. Principalmente para quem já atua há muito tempo em uma mesma corporação e possui aquela bagagem. Hoje, decidi escrever sobre o “lifelong learning” e como é fundamental seguir nessa estratégia. 

O que significa o conceito de Lifelong Learning e por que é tão importante? 

Tendo em vista a tradução livre para o português, a expressão “lifelong learning” significa algo como “aprendizado ao longo da vida”. Ou seja, pode ser vista como o ditado popular: “ser eterno aprendiz”. Afinal, nunca é cedo ou tarde para conhecer algo novo e nisso nossos estagiários são experts. 

Além de estarem em constante atualização por conta das salas de aula, também são responsáveis por buscar estudos cada vez mais aprofundados por diversos temas. Entretanto, sempre focando naquele a qual possui mais interesse, de modo a aumentar suas habilidades pertinentes à carreira. 


Assim como essa turma, os líderes também precisam de uma educação contínua. Logo, o investimento em qualificação profissional nunca deve parar, não importa a idade ou atual estado de um indivíduo. Dentro de um contexto corporativo, essa forma de pensar é responsável pela elaboração das táticas mais assertivas, mantendo um profissional competitivo na esfera laboral. 

Vale ressaltar: a formação no ensino médio, técnico e superior é apenas uma parte de toda a capacitação. Isso porque o especialista deve sempre buscar realizar treinamentos, cursos complementares, participar de workshops, palestras, entre outras maneiras de agregar  valor para sua carreira. 

Por isso, sempre pontuo como conhecimento é a porta de entrada. Não somente quanto ao contato com o meio profissional proporcionado pelo estágio, tendo em vista a necessidade de estar regularmente matriculado e frequentando uma instituição de ensino, mas também em geral, como mais networking e aprender aqueles macetes de quem tem mais experiência. 

Diante desse cenário, fica fácil entender a relevância do lifelong learning. A aprendizagem de qualquer profissional, independentemente de seu segmento de ocupação, deve ser um processo contínuo, sem fim. Assim, é possível criar uma jornada de desenvolvimento e ser cada vez mais destaque por onde passar.

Por fim, para não ter problemas com a burocracia e encontrar o talento perfeito para o seu negócio, conte com nossos associados. São agentes de integração espalhados pelo Brasil, todos são comprometidos e possuem maneiras específicas de trabalhar. Dessa forma, ajudamos a educação brasileira, incidindo contra a evasão escolar. Juntos, construímos um futuro mais promissor! 

* Carlos Henrique Mencaci é presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres). 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *