Provas finais: o estagiário pode diminuir a carga horária? 

Novembro é um momento de foco para os estudantes, pois o mês é marcado pela temporada de provas e trabalhos para o fechamento do semestre. Assim, a busca por um bom desempenho acadêmico tende a exigir um equilíbrio maior entre o estágio e a rotina de aprendizagem. A redução da carga horária é uma opção para potencializar os estudos? Veja, nesta matéria, as possibilidades do estagiário! 

Qual é a carga horária do estágio? 

A principal regra para ingressar nesse cargo é a matrícula do candidato em uma instituição de ensino, seja ela do nível médio, técnico ou superior. Logo, é obrigatório ter na rotina o tempo dedicado aos estudos. Nesse sentido, a carga horária, segundo a Lei n° 11.788/2008 é reduzida. O contratado pode atuar no máximo seis horas diárias e 30h semanais na organização. 

Essa medida é estabelecida para não interferir no desempenho em nenhuma dos ambientes “Na entidade educacional o aspirante aprende a teoria e, no estágio, concilia isso com a rotina prática. Porém, o tempo na empresa é menor para manter o bem-estar do profissional, dessa maneira ele consegue se desenvolver cada vez mais”, explica Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

O estagiário pode diminuir a jornada no período de provas? 

Quando o colaborador presente nessa modalidade entra nas provas finais, ele pode reduzir ainda mais esse período na empresa. Conforme estabelece a Lei, o indivíduo tem direito de diminuir a sua jornada pela metade. Contudo, isso só é possível mediante a aviso prévio ao gestor e apresentação do calendário escolar. Porém, o empregador pode descontar da bolsa-auxílio as horas não executadas pelo indivíduo, ou seja, o pagamento vem proporcional ao tempo estagiado. 

Então, vale a pena solicitar essa redução? Segundo o presidente, depende de cada realidade. “É preciso verificar a política da empresa em relação a essa regra, ou seja, se terá descontos ou não. Também avalie como esse afastamento impactará no seu desenvolvimento na empresa. Para mim, o caminho mais simples é o planejamento da rotina com antecedência. Assim, existe o equilíbrio entre os dois compromissos. Contudo, em situações de sobrecarga, não deixe de comunicar o gestor para encontrar uma solução juntos”, orienta o executivo. 

Além da carga horária reduzida, quais as vantagens de ser um estagiário? 

Para Júnior Nunes, CEO do Grupo Atitude RH, a alternativa é promissora para o currículo, especialmente para quem está começando no mercado. “Fazer parte do estágio é uma forma de adquirir conhecimento, consolidar o perfil comportamental e ter uma troca com os líderes. Assim, o aspirante compreende a relevância de ouvir e também se posicionar”, argumenta o especialista. Nesse contexto, veja três vantagens de ingressar nesse cargo:

Ganho de experiência: o cargo visa o ganho da experiência prática. Por isso, para ser selecionado, ter uma vivência anterior no mercado não é um requisito obrigatório. Já a vontade de aprender coisas novas é a atitude responsável por chamar a atenção dos recrutadores. 

Remuneração: no estágio extracurricular, a bolsa-auxílio é um benefício obrigatório. Logo, é possível buscar a independência financeira, ajudar em casa ou aprimorar os estudos com os ganhos. 

Possibilidade de efetivação: a modalidade exige aprendizado e evolução contínua. Quando o colaborador demonstra isso, grande parte das empresas efetivam esse talento antes de acabar o contrato. Ou seja, ele começa a fazer parte do time de efetivos e a admissão pode mudar para o regime CLT, por exemplo, com aumento de salários, benefícios e responsabilidades. 
Gostou das dicas? Você ainda está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, o Grupo Atitude RH é seu aliado nessa busca! Para superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *