O estágio intensifica a experiência acadêmica nas universidades

O curso superior é responsável pela formação profissional dos indivíduos em uma determinada área do mercado. Nele, os estudantes encontram, principalmente, a teoria de uma profissão.  Porém, onde fica a parte prática? Desenvolver competências relacionadas às atividades de um segmento é fundamental para conquistar uma oportunidade no meio corporativo. Assim, o estágio apresenta-se como um aliado na construção da trajetória laboral dos iniciantes. Veja mais sobre o assunto nesta matéria! 

O que é o estágio?

O ato educativo escolar supervisionado é uma iniciativa governamental para profissionalizar os alunos. Em suma, ele é uma posição nas empresas ou nas próprias instituições de ensino para proporcionar experiência prática, com o acompanhamento de um gestor, ao aspirante. “Por meio desse cargo, o indivíduo ganha noção das atividades desenvolvidas no dia a dia laboral. Logo, adquire a vivência necessária para encarar uma rotina como assistente, analistas e demais cargos efetivos”, explica Carlos Henrique Mencaci, Presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

Vale ressaltar a divisão desse projeto em duas modalidades, o estágio obrigatório e o extracurricular. O primeiro está dentro da grade curricular da universidade, ou seja, conta como uma matéria a ser cumprida para concluir a formação. Logo, ele é fornecido e instruído pela própria entidade educacional. O segundo é oferecido pelas companhias, o qual o interessado pode inscrever-se, ser selecionado e participar como um colaborador em aperfeiçoamento.

Como o estágio extracurricular beneficia o estudante? 

A participação dentro de corporações como estagiário pode ser vantajosa para os discentes em busca de construir a sua trajetória. Veja quatro benefícios da modalidade extracurricular, elencados pelo representante da Abres: 

Ganho de experiência com quem já está na área: o próprio nome já diz, é preciso ter uma supervisão. Dessa forma, o colaborador tem ali ao seu lado um especialista de formação correlata para orientar as atividades, tirar dúvidas e ensinar com calma. Além disso, com um acompanhamento próximo, os feedbacks são ainda mais efetivos. 

Danilo Crema, CEO da Perfil Estagios, pontua a troca positiva de entre líderes e liderados. “A chance oferece o desenvolvimento constante para o contratado, a partir do aprendizado. Dessa maneira, ele consegue evoluir e atender cada vez mais as expectativas da organização”, orienta 

Auxílio financeiro: o cargo oferece o pagamento da bolsa-auxílio. Ou seja, uma remuneração pelas tarefas realizadas na companhia. “Esse valor pode complementar a renda dos estudantes. Dessa forma ele consegue contribuir em casa, custear a faculdade ou demais cursos, entre outras alternativas. Esse ganho financeiro contribui com a redução da evasão escolar, pois a pessoa não precisa escolher entre os estudos e o trabalho, mas um torna-se essencial para o outro”, pontua Mencaci. 

Carga horária reduzida: a carga horária da vaga é reduzida. Conforme a Lei n° 11.788/2008, o talento só pode exercer, no máximo, seis horas diárias e 30h semanais de atividade. “Esse horário contribui com a agenda acadêmica, pois o discente ganha tempo para chegar tranquilamente às aulas e participar dos projetos estudantis com tranquilidade”, acrescenta o executivo. 

Possibilidade de efetivação: de acordo com uma pesquisa do mercado, cerca de 59% dos estudantes têm medo de se formar e não conquistar um emprego no campo estudado. Por meio dessa contratação, as chances desse cenário acontecer, são menores, conforme os dados da Abres, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados no Brasil. “Dentro de uma empresa é mais simples evoluir a participação. Afinal, o aspirante já conhece a cultura, as responsabilidades e o time. Ao ser efetivado, ele se mantém como funcionário, mas adquire novos desafios”, conclui o especialista. 

Como encontrar vagas de estágio? 

As chances de estagiar são divulgadas pela própria companhia, ou por meio dos agentes de integração. Essas instituições são responsáveis por auxiliar nos trâmites administrativos presentes na seleção de um candidato e após ela também. Portanto, são locais de referência para quem busca por essas vagas. No site da Abres, na aba de associados, é possível encontrar diversas entidades. Ao inscrever o seu currículo existe uma viabilidade maior de concluir a sua admissão. 

Você é estudante e está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, o  Perfil Estágios é seu aliado nessa busca! Para as organizações em busca de superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *