
O mercado de trabalho passa por constantes transformações, hoje é visto uma tendência na contratação de estagiários para agregar no conjunto. Para manter um bom relacionamento interno, tratar os indivíduos com transparência e foco na sua evolução própria é um dos caminhos certeiros para o grupo se manter motivado. Para quem possui esse modelo de contratação em seu quadro, acompanhe as melhores formas de atuação.
De acordo com a lei 11.788/2008, as empresas contratantes de estágio devem ser “pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização profissional”.
Segundo o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, em seu último censo, finalizado em fevereiro de 2021, o número de alunos na educação superior passou de 3,5 mi para 8,9 milhões. Segundo um levantamento da Abres – Associação Brasileira de Estágios, de 2002 a 2021, o número de estagiários no Brasil era de 900 mil, sendo 686 mil para o ensino superior e 214 mil para o ensino médio e técnico. Em 2023, ao todo, foram registrados 47,3 milhões de estudantes, considerando todas as etapas educacionais, distribuídas em 178,5 mil escolas. Em 2024, são somados 1,1 milhão de estagiários.
Para garantir a segurança, a lei (11.788/2008) rege todas as ações de uma corporação para com o estudante. Assim, ele pode atuar de um forma profissional e livre de qualquer pressão externa o impedindo de adquirir conhecimento na sua trajetória. Além disso, as organizações possuem vantagens nessa contratação.
Para o aluno manter-se ativo e entender as suas funções dentro da instituição, é necessário introduzi-lo de forma leve para o desenvolvimento de suas atividades. “Motivar o estagiário no início de sua jornada é muito importante para ficar mais tempo na empresa e dedicar-se melhor em seu ofício”, argumenta Rosimar Campos, assistente e presidente da Central de Estágios MT.
Embora ele precise estar matriculado em uma instituição de ensino, o ato educativo escolar supervisionado é um complemento dos aprendizados em sala. Dessa forma, traz, cada vez mais, visão sobre o futuro e qual área deverá seguir na sua carreira profissional. Fazer parte desse crescimento é fundamental para a companhia disponibilizar um local seguro e de conhecimento para o estudante.
Quem contrata possui diversas vantagens, dentre elas: diversidade geracional no time, mentes conectadas com as novidades do mercado, mais facilidade com meios tecnológicos e jovens dispostos a manter um constante aprendizado na realização das suas tarefas ocupacionais.
Para ver a progressão dos funcionários, é necessário adotar algumas estratégias na disponibilização de uma continuidade. “Elas incluem oferecer um plano de carreira e a oportunidade de efetivação após um período determinado. Aumentar a bolsa-auxílio, também é uma forma de reconhecer o mérito e incentivá-lo a continuar”, complementa a presidente.
A chance de lapidar um profissional capacitado e dedicado em seu ambiente de trabalho é um privilégio para a gestão. Logo, saber como mantê-lo na equipe e buscar sua evolução é um dos principais objetivos.
Há muitas formas de trazer o discente para o emprego, por isso, fazer um bom filtro de avaliação e cumprir todas as etapas de um processo seletivo, são fases na contratação desse jovem. Além disso, nessas situações, há um melhor conhecimento dos candidatos e qual se encaixa com o perfil da instituição.
Para mais dicas, acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades. Você também pode entrar em contato pelo número (66) 99210-0557 ou acessar a página do Facebook do nosso associado Central de Estágios MT.