Em 18 de agosto comemora-se o dia do estagiário, data importante para quem exerce o cargo ou realiza a contratação de pessoas para iniciarem na sua jornada corporativa. Muitos líderes, gestores, chefes ou pessoas do alto escalão de empresas iniciaram nessa posição e, hoje, assumem um posto de sucesso. Acompanhe, nesta matéria, algumas vantagens dessa inserção e de empregar estudantes para sua organização.
Qual a relevância de estagiar?
O estágio é a porta de entrada para a trajetória ocupacional do aluno, por isso, estar em um ambiente onde ele se desenvolverá é essencial para os caminhos vindouros. A preparação, antes de se tornar um profissional efetivo, é significativa e mantém o jovem antenado em todo o aprendizado oferecido pela companhia e por quem já atua na área.
De acordo com a lei 11.788/2008, art. 1°, sobre o ato educativo escolar supervisionado “o estágio é desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.
Não apenas os estudantes de universidades podem atuar nesse modelo, mas quem está matriculado no ensino significativo ou médio conseguem assumir esse cargo. O formato pode ser ainda mais vantajoso para quem está na escola, pois tem mais tempo para entender como funciona a ocupação e carregar uma bagagem para a sua próxima etapa.
Para o iniciante, as chances oferecidas em sua carreira são necessárias para obter noções do seu campo de atuação. “Essa aprendizagem é fundamental, porque oferece a primeira oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Além disso, permite o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais essenciais para a sua atuação”, afirma Elieser Machado, diretor da Jovem Valor Estágios.
Quais as vantagens de contratar estagiários?
Não é apenas benéfico para quem iniciará sua jornada, mas também para a parte concedente do emprego. Trazer novos talentos é agregador para o cotidiano da instituição. Por isso, quando os colaboradores mais experientes auxiliam nesse caminho, passa a ser viável para os dois lados, tanto no ato de ensinar quanto de aprender.
A melhor adaptação com métodos digitais é uma das vantagens vistas no mundo corporativo. O recrutamento de pessoas antenadas nos assuntos tecnológicos, oferecem bons resultados nas atividades ocupacionais do conjunto. Isso também demonstra uma diversidade geracional dentro do grupo, podendo ter pessoas de todas as idades, cada um exercendo os ofícios com suas habilidades individuais.
Não só trazer o aluno para a organização, mas valorizá-lo dentro do local é essencial para o seu progresso pessoal e profissional. Ter um acompanhamento de tarefas, receber feedback, valorizar o networking, instruí-lo ao acerto, fazem parte do processo da sua lapidação até se consolidar na esfera laboral.
Reconhecer o talento, durante a sua caminhada, permite uma capacitação individual nos seus afazeres. “Valorizá-lo é essencial para garantir um ambiente positivo e produtivo, oferecer suporte, feedback construtivo e oportunidades de aprendizado, contribuem para a sua evolução e motivação”, completa o diretor.
Na semana comemorativa, busque filtrar os melhores candidatos e traga-os para a sua instituição. Desenvolva-os e prepare-os para encarar os desafios do mercado de trabalho. Para o lado do estudante, absorva o máximo de aprendizagem possível, assim, você dará grandes saltos na sua carreira.
Para mais informações, acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades sobre estágios. Aproveite e visite a página da Jovem Valor Estágios, pois ela pode te ajudar na formação da sua carreira!