O estágio desempenha um papel fundamental na geração de futuros executivos, sendo uma ponte essencial entre o aprendizado teórico e a vida no mercado de trabalho. Sendo assim, é possível considerar o ato educativo como um incentivador da permanência escolar? Entenda, agora, nesta TV Abres.
“Essa experiência não só desenvolve habilidades, mas torna o curso mais significativo e relevante, pois há a aplicação prática dos estudos. Além da criação de uma rede de apoio, com o suporte de profissionais experientes e possíveis mentores. Com isso, a conclusão do ensino médio ou superior se torna muito mais significativa”, explica Bia Nóbrega, especialista em desenvolvimento humano e organizacional. Dessa forma, é criada uma conexão direta entre a sala de aula e as exigências do ambiente empresarial.
Lucas Bittencourt, coordenador de estágios da Faculdade Arnaldo, complementa essa visão ao destacar o impacto positivo disso no desempenho escolar. Segundo ele, “Com certeza o rendimento de quem está estudando e ao mesmo tempo estagiando, é melhor. Posso dizer isso porque o aluno vai executar tudo aquilo visto na teoria”, aponta. Esse contato direto com o mundo corporativo proporciona uma compreensão mais profunda dos conceitos estudados, facilitando sua retenção e execução.
Somado à contribuição para o desenvolvimento acadêmico e profissional, essa modalidade também é uma poderosa ferramenta de inclusão social. Conforme destaca Bia: “Essa é uma importante alternativa para a redução das desigualdades socioeconômicas e raciais do nosso país, pois permite acesso às oportunidades para estes jovens, incluindo os cotistas, possibilitando as mesmas chances para todos, tendo orientação, conhecimento prático e, assim, abrindo portas”. Logo, os discentes não apenas são capacitados, mas compõem a equidade, oferecendo a possibilidade de construir um caminho mais assertivo.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de ingressos nas universidades federais, por meio de ações afirmativas, aumentou 167% em dez anos. Considerando essa crescente e a obrigatoriedade de ser estudante para estagiar, fica claro o potencial de integração socioeconômica dessa admissão relacionada diretamente com a ocupação de uma vaga nas instituições de ensino.
Ainda, segundo pesquisa do Instituto Semesp, 73,4% dos colaboradores iniciaram as atividades em sua área de atuação durante o período da graduação. Portanto, essa vivência é mais de uma exigência curricular; é um elemento transformador, pois amplia as perspectivas de carreira, melhora sua performance e contribui para uma trajetória laboral mais justa e inclusiva.
Na Abres, são dezenas de associados qualificados para encaminhar talentos, direcionando suas carreiras e fortalecendo os negócios. Conhecer os impactos internos e externos dessa admissão é necessário para aproveitar ao máximo esses novos integrantes. Se você é um gestor procurando mais energia para impulsionar seus resultados, basta entrar em contato com algum dos nossos parceiros.
Entenda mais sobre os benefícios do estágio para aspirantes e gestores nesta matéria e continue acompanhando a TV Abres para mais conteúdo sobre esse segmento.