TV Abres: o impacto do estágio na formação profissional

O estágio é fundamental para a evolução acadêmica e corporativa de quem está iniciando uma carreira. Além disso, é uma maneira de introduzir-se na vida laboral com o suporte da instituição de ensino e dos contratantes. Entenda qual o impacto do estágio na formação profissional nesta TV Abres.

Dr. William José Ferreira, Consultor educacional da Faculdade Única, compartilha suas observações sobre como as habilidades são significativamente aperfeiçoadas com essa oportunidade. “Certamente o desempenho do aluno melhora muito. Isso eu posso afirmar categoricamente e por experiência própria, porque eu fui estagiário. A partir do início, eu conseguia conectar muito melhor a teoria que eu aprendi em sala de aula com o que eu estava fazendo no estágio”, aponta Dr. William José Ferreira. Seu relato pessoal destaca a importância de alinhar o conhecimento teórico com a aplicação, proporcionando uma aprendizagem mais robusta e significativa.

Renata Sousa, CEO da Gestão RH, reforça essa visão ao abordar os diversos benefícios para o desenvolvimento dos contratados. “A performance do estudante pode ser melhorada com essa prática, podendo observar impactos positivos de motivação, engajamento, confiança, autonomia e vários outros benefícios trazidos para eles durante esse período”, afirma. Assim, os alunos não só aprimoram sua técnica, mas desenvolvem aspectos comportamentais essenciais e aprendem a lidar com a convivência nesse meio. Esses atributos são indispensáveis para uma carreira de sucesso e são dificilmente adquiridos somente com os estudos.

“Não há dúvida: quem passa pelo estágio se torna muito mais preparado para o mercado, porque ele serve exatamente para isso. Para entender os problemas reais, exercitar o conteúdo da academia para, em seguida, ingressar definitivamente no trabalho, trazendo toda uma bagagem”, complementa Ferreira. Essa modalidade proporciona uma bagagem inestimável, permitindo aos aspirantes se familiarizar com os desafios e as dinâmicas do ambiente laboral antes de entrarem permanentemente no nicho corporativo. Ainda, conforme dados da Associação Brasileira de Estágios (Abres), entre 40% e 60% dos admitidos são efetivados e passam a ser colaboradores CLT, traçando futuros promissores dentro das organizações.

Além dos benefícios individuais, Renata salienta como as corporações também obtêm vantagens ao investir nessa contratação. “As empresas não só investem nos jovens profissionais, mas impulsionam a sua própria capacidade de inovação e crescimento contínuo”, finaliza. Ao promover os discentes, as firmas cultivam um espaço de progresso constante. Novos talentos trazem novas ideias e perspectivas – isso pode ser um significativo diferencial competitivo.

Portanto, o ato educativo se revela uma ferramenta crucial tanto para o impulsionamento dos iniciantes, quanto para a transformação e avanço das companhias. A integração entre teoria e vivência, além da aquisição de competências humanas e técnicas são apenas alguns dos muitos ônus envolvidos. O investimento nos estagiários é, sem dúvida, uma aposta certeira para o futuro de todas as partes.

Na Abres, são dezenas de associados qualificados para encaminhar talentos, direcionando suas carreiras e fortalecendo os negócios. Conhecer os impactos internos e externos dessa admissão é necessário para aproveitar ao máximo esses novos integrantes. Se você é um gestor procurando mais energia para impulsionar seus resultados, basta entrar em contato com algum dos nossos parceiros

Entenda mais sobre os benefícios do estágio para aspirantes e gestores nesta matéria e continue acompanhando a TV Abres para mais conteúdo sobre esse segmento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *