No decorrer dos anos, o meio corporativo passa por movimentações. Trazer a tecnologia nesse quesito é fundamental para os estagiários se moldarem a essa forma de trabalho. Apesar das inovações, a flexibilidade disponibilizada por essa atividade ser viável não apenas para as corporações, mas também ao estudante.
Estágios remotos
Após a pandemia do Covid-19, muitas empresas adotaram novas estratégias e formas de trabalho, uma delas foi o home office. Quando a população estava em casa, para não parar a produtividade do trabalho, o serviço passou a ser prestado dentro das próprias residências ou em um local com uma boa conexão para a realização dos ofícios.
A comodidade de trabalhar em casa passou a ajudar muitas pessoas na busca de oportunidades. “A facilidade é mais em conta da locomoção do aluno até o estágio. O home office reduz essa necessidade, evitando os contratempos desse deslocamento, como engarrafamentos, transporte público e entre outros. Obviamente essa é a condição do conforto de estagiar em casa”, afirma Roberto Campos, diretor da Ceter Estágios.
Assim, quando tudo foi normalizado, houve um bom retorno dos afazeres realizados dentro de seu próprio domicílio, não havendo necessidade de ir presencialmente para o escritório. Para os dois lados houve benefícios, como: redução de custos com o prédio, menos gastos com transporte e uma produtividade igual ou maior nas tarefas.
Para os estagiários também foi significativo, pois economizaram tempo e ganharam mais comodidade para exercer as suas atividades. Além de abrir portas para pessoas de fora do estado onde a empresa se localiza. Por exemplo, o local de trabalho é em São Paulo, porém o indivíduo é contratado para atuar em Minas Gerais. Ele manterá constante contato com os seus supervisores e receberá todas as instruções para exercer seus ofícios, assim como um funcionário presencial.
Processo de recrutamento e seleção
Quem busca sua vaga pelos sites de estágio, hoje, possui muito mais facilidade para se inscrever e participar de todas as etapas de um processo seletivo. Ainda existem alguns processos realizados presencialmente, porém os recrutadores, juntamente com as ideias da companhia, passaram a efetuar as entrevistas de modo on-line.
Essa forma não ajuda apenas na comodidade de estar no seu lar, mas também quem reside em outro estado ou longe do lugar onde será realizada as etapas. Assim, mais pessoas podem participar sem se preocupar com o tempo, custo ou a localização.
Além disso, não só os concorrentes da vaga possuem facilidade, mas também os próprios colaboradores da instituição. Com o recrutamento realizado de forma remota, as vagas podem ser fechadas com mais rapidez, pois mais pessoas participam do processo seletivo. Também, existe a possibilidade de discutirem sobre os candidatos mesmo não estando em um mesmo ambiente físico.
Adaptação do estagiário
Quando falamos sobre tecnologia ou inovações, geralmente os estudantes possuem uma certa facilidade com relação às atividades relacionadas a essa questão. Por isso, após ser inserido na equipe, os supervisores conseguem instruí-los de forma mais rápida em comparação com quem não possui tanta desenvoltura.
A proximidade dos jovens com essa ferramenta é significativa tanto para o seu desenvolvimento profissional quanto para o seu futuro de carreira. Estar envolvido com as novas tendências de mercado e aprendê-las em seu estágio, traz um olhar sobre o meio profissional e como desenvolver suas aptidões.
De acordo com Campos, a proximidade do estagiário com a tecnologia tem certa importância no auxílio no desenvolvimento das atividades. “Atualmente ela faz parte dos processos de praticamente todas as empresas. O seu uso proporciona ganho de tempo, assertividade, aumenta o número de possibilidades para execução de diversos trabalhos, comunicação rápida e velocidade nos resultados”, completa o diretor.
Para mais informações, acesse nosso site e fique por dentro de todas as novidades sobre estágios. Aproveite e visite a página da Ceter Estágios, pois ela pode te ajudar na formação da sua carreira!