Qual o impacto do estágio no mercado de trabalho?

Ingressar no mercado de trabalho, principalmente para quem está iniciando a sua trajetória, é um desafio. Isso porque a falta de experiência prática em uma determinada área dificulta a conquista de uma vaga efetiva. Nesse contexto, as oportunidades de estágio tornaram-se um desejo de muitos estudantes para trilhar uma carreira de sucesso. Então veja, nesta matéria, qual o impacto desse cargo no meio corporativo. 

O cenário de desemprego no Brasil 

A taxa de desemprego do primeiro trimestre de 2024, fechado em março, era de 7,9%, segundo os dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Além disso, o índice foi considerado como o mais baixo desse período desde 2014 (7,2%). “Para reduzir esse número, os programas de empregabilidade, como o estágio, devem crescer dentro das instituições. Às vezes, para o indivíduo presente nessa estatística, falta a chance de aprender”, argumenta Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

O que é o estágio? Como ele impacta o mercado de trabalho brasileiro? 

O ato educativo escolar supervisionado é uma modalidade de contratação a qual visa a inclusão de estudantes nas organizações. Podem participar dessa seleção apenas pessoas a partir dos 16 anos de idade regularmente matriculadas em uma instituição educacional, seja ela do nível médio, técnico ou superior. “O cargo é uma maneira, não só de encontrar um talento para a sua organização, mas formá-lo de acordo com a necessidade da entidade. Afinal, ele deverá ser acompanhado por um gestor e treinado, diariamente, com as atividades solicitadas”, complementa Mencaci, representante da Abres. 

“Cada dia mais as companhias estão seletas, querendo aspirantes com perfil comportamental e as competências adequadas para desempenhar a função disponível”, observa Júnior Nunes, CEO do Grupo Atitude RH. Contudo, de acordo com um levantamento da Robert Half, 84% das corporações sentiam dificuldades em recrutar candidatos. Nesse cenário, para superar o déficit, as projeções para demissões foram reduzidas em 65% das companhias.

Admitir estagiários traz ganhos não só para o discente, mas também ao negócio e a sociedade. “Esse espaço pode ser a chance de construir uma carreira sólida em algum segmento. Os estudantes, ao ingressarem em uma entidade, conquistam a tão desejada experiência profissional para continuar crescendo em sua trajetória. Isso aumenta a qualificação da mão de obra no mercado, com pessoas cada vez mais preparadas. Logo, diminui a situação de desocupação. Por fim, o contratante ainda aumenta a sua reputação, alcança uma mente nova, com entusiasmo para transformar, criar e integrar o time”, explica o presidente. 

Quem pode contratar estagiários? Entenda como os agentes de integração auxiliam nesse processo! 

O recrutamento desses indivíduos pode ser feito pelos seguintes estabelecimentos: as corporações privadas e órgãos da administração pública direta, trabalhadores liberais com o nível superior, registrado no seu respectivo conselho de fiscalização e microempreendedores individuais.

A quantidade de estagiários por empresa também fica esclarecida na legislação. “I – de 1 (um) a 5 (cinco) empregados: 1 (um) estagiário; II – de 6 (seis) a 10 (dez) empregados: até 2 (dois) estagiários; III – de 11 (onze) a 25 (vinte e cinco) empregados: até 5 (cinco) estagiários; IV – acima de 25 (vinte e cinco) empregados: até 20% (vinte por cento) de estagiários”.   

Já os órgãos reconhecidos pela lei como agentes de integração, podem ser responsáveis por regulamentar essa atividade. Eles atuam desde a divulgação da vaga até a administração do TCE – Termo de compromisso do Estágio. Além disso, eles mantêm o relacionamento com a instituição de ensino para registrar o desempenho do estudante durante essa jornada laboral. 

Gostou do conteúdo? Você ainda está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, o Grupo Atitude RH é seu aliado nessa busca! Para superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e fique por dentro de tudo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *