Estágio e o impacto social: as contratações vão além do negócio!

A participação no mercado de trabalho é uma atividade essencial ao desenvolvimento pessoal e profissional dos indivíduos. Contudo, principalmente para quem está iniciando uma carreira, esse ambiente tende a se apresentar como um desafio. No entanto, existem maneiras mais simples de ingressar em um cargo. Entre elas, o estágio é uma iniciativa de destaque ofertada pelas organizações. Dessa forma, a vaga caracteriza-se como uma ação de suma relevância para a sociedade. Entenda mais sobre o assunto, nesta matéria! 

Qual o diferencial das vagas de estágio? 

O ato educativo escolar supervisionado é uma oportunidade de emprego voltada para pessoas inexperientes no meio laboral. “O objetivo dessa contratação não é encontrar um candidato com conhecimento prévio em suas funções, mas sim, promover acesso a essas capacidades práticas. Logo, prepara e qualifica os futuros especialistas, em inúmeras áreas”, argumenta Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios

O estágio é regulamentado pela lei n° 11.788/2008, entre as suas regras está a determinação de um público. Para se inscrever na modalidade, é necessário ter a partir de 16 anos de idade e estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino. Ou seja, ser um estudante do nível médio, técnico, superior ou da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos – EJA.

O estágio é um aliado da educação e contribui com a redução da evasão escolar 

Segundo os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia, de um total de 52 milhões de pessoas, na faixa-etária de 14 a 29 anos no país, em torno de 18% (9,5 milhões) não completaram o ensino médio. Isso por terem abandonado a etapa antes do término ou devido a nunca possuírem frequência no colégio. 

infografico-sobre-evasao-escolar-no-brasil

Na mesma pesquisa, quando os participantes foram questionados sobre o principal motivo por trás dessa situação, 40,2% dos respondentes apontaram a necessidade de trabalhar. O percentual ficou praticamente estável quando comparado com 2019 (40,1%), versão anterior da série histórica, iniciada em 2016.

A outra parcela de entrevistados também declarou como razão a falta de interesse em estudar (24,7%), outros motivos (14,5%) e gravidez (9,2%). Em menor porcentagem, estavam os afazeres domésticos (4,6%), problemas de saúde (3,6%) e ausência de escola na localidade, vaga ou turno desejado (3,2%).

Nesse contexto, as oportunidades de estágio tem uma ação direta contra a evasão escolar, seja no nível médio ou superior. “A razão do abandono desses jovens é a falta de recursos financeiros. Porém, deixar as responsabilidades acadêmicas implica em encontrar subempregos ou, muitas vezes, nem isso. Quando ele tem a chance de adentrar o universo corporativo, acesso a uma bolsa e a condição é se manter na instituição de ensino, o progresso desse indivíduo é efetivo”, argumenta o representante da Abres. 

Quais as vantagens de ser um estagiário? 

Além do incentivo acadêmico, o estagiário tem outros recursos complementares para o cargo. Assim, promovendo melhores condições na construção de uma trajetória promissora. Confira: 

Carga horária reduzida: segundo as regras, quem ocupa esse cargo pode ter uma rotina de, no máximo, seis horas diárias e 30h semanais, sem a possibilidade de executar uma jornada extra. Essa determinação também auxilia o docente a conciliar os seus compromissos estudantis e as obrigações em casa. 

Ganho de experiência profissional: de fato, essa é uma das maiores vantagens. O meio empregatício tem uma ampla concorrência. Por isso, quem mantém conhecimento sobre as funções de uma vaga, tem mais chances de se destacar. No estágio, isso não é levado em conta na seleção, o foco é a determinação em adquirir esse quesito. 

Rosimar Campos, assistente social do instituto Prepara, pontua como essa rotina é fundamental para aumentar o alcance do talento. “O estudante, incluso nessa iniciativa, consegue, posteriormente, conquistar outros espaços em sua trajetória laboral. Isso porque ele tem em seu currículo a referência do estágio”, conclui. 

Possibilidade de efetivação: conforme uma análise da Abres, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados no Brasil. Quando uma companhia treina e forma um talento com a sua cultura organizacional ele tem grandes chances de permanecer no time em uma posição de maior prestígio. 

Gostou das dicas? Você ainda está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, o Instituto Prepara é seu aliado nessa busca! Para superar as dúvidas acerca da posição e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e fique por dentro de tudo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *