A construção de uma carreira precisa de um ponto de partida. Logo, os iniciantes buscam nas empresas, mesmo sem a devida qualificação, uma chance de começar e mostrar a sua capacidade. Nesse sentido, para dar espaço a esse grupo, as vagas de estágio são um meio fundamental. Dessa maneira, as contratações se mostram benéficas para os profissionais e as companhias, agregando na imagem e no seu desenvolvimento. Então veja, nesta matéria, o porquê de fomentar o mercado de trabalho com os estagiários.
Qual é o objetivo do estágio?
Em suma, a proposta do ato educativo escolar supervisionado é preparar um iniciante, seja em seu primeiro emprego ou em transição para uma nova trajetória. Assim, a posição é destinada a ensinar como lidar com a rotina corporativa, da área de estudo do talento, de maneira prática. Por isso, a posição não exige do indivíduo o conhecimento em determinadas funções, mas sim, solicita, obrigatoriamente, da empresa, o acompanhamento constante dele por um gestor.
Segundo uma pesquisa promovida pela Trendsity, 77% dos jovens brasileiros acreditam na falta de experiência como a principal barreira para conseguir se alocar no meio empresarial. Além disso, 63% esperam valorização e apoio por parte dos empregadores. Portanto, essas aberturas são essenciais como uma medida para alcançar e suprir essa demanda.
Qual é a lei de estágio?
A lei n° 11.788/2008 é a norma responsável pela regulamentação desse cargo. Por isso, para uma corporação com a intenção de proporcionar essa chance, é imprescindível consultar todas as suas especificidades. Durante a elaboração, há 15 anos, a Abres – Associação Brasileira de Estágios teve uma contribuição importante na construção dos artigos! Então, continue lendo até o final para se inteirar ainda mais sobre o assunto.
Quem pode ser estagiário?
Antes de admiti-los é preciso conhecer o público disponível para se candidatar a essas vagas! Segundo a legislação, apenas estudantes, sejam eles do nível médio, técnico, superior ou da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos – EJA. Além disso, eles precisam ter a partir de 16 anos de idade para se inscrever nos processos seletivos dessa categoria. Logo, também fica disponível para pessoas em uma faixa etária superior.
Saiba quem pode contratar estagiários
Manter esse tipo de seleção nas organizações é essencial. Por isso, para as corporações é indispensável conferir se a companhia pode realizar essa admissão e, assim, acrescentar a política em sua estratégia. Conforme a regra, estão aptas para oferecer essa chance, as corporações privadas e órgãos da administração pública direta, trabalhadores liberais com o nível superior, registrado no seu respectivo conselho de fiscalização e microempreendedores individuais.
De acordo com as estatísticas divulgadas pela Abres, no total, são 9.609.555 alunos de ensino médio e técnico e apenas 214 mil estagiam (2,5%). Já no superior, são 8.987.120 estudantes e, desses, apenas 686 mil estagiam (7,9%). Dessa forma, observa-se ainda uma alta necessidade de captar esses perfis para o ambiente laboral.
Como abrir vagas de estágio?
Os procedimentos de recrutamento são diferentes de outros cargos do mercado. Em vista disso, os agentes de integração são órgãos previstos pela lei como entidades auxiliares das corporações. Sendo assim, para abrir essas chances, um dos passos primordiais é contar com a sua orientação. Para resumir, elas ficam responsáveis pelo processo seletivo completo, desde a divulgação da vaga, captação de candidatos, elaboração do termo de compromisso de estágio – TCE, fluxo de relatórios, convênio com as instituições de ensino e demais burocracias do ofício. Para encontrá-las é simples, basta entrar em nossa página, na aba de associados e selecionar o nome de sua preferência!
Invista em estagiários e se torne uma marca empregadora
O contexto corporativo solicita a presença de organizações preocupadas com a qualidade da mão de obra, com espaço para o aprendizado, plano de carreira e demais ações em volta da construção de uma trajetória promissora. Segundo Rosimar Campos, assistente social e representante do Instituto Prepara, “o benefício dessa abertura é a organização também contribuir com a sociedade. Assim, capacitar o iniciante é uma ação de extrema relevância”, explica.
As estatísticas mostram como o employer branding, ou seja, a estratégia de marca empregadora se tornou uma tendência entre as instituições, pois traz resultados positivos para a gestão. De acordo com o LinkedIn, um negócio com esse aspecto consolidado tem uma redução de 43%, em média, no custo por candidato contratado. Ainda, outro levantamento do mesmo nome, observou a capacidade também de reduzir o turnover nos primeiros seis meses em até 40%.
As vantagens de contratar estagiários são inúmeras
Os benefícios vão além de contribuir com a reputação da marca. Isso porque agregar novos colaboradores muda a dinâmica corporativa para melhor. Confira três vantagens de quem os contrata:
Isenção tributária: por ser diferente da CLT, as condições tributárias também são outras. Sendo assim, há a isenção de impostos e direitos trabalhistas, tais como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), 1/3 sobre férias, multa rescisória de 40% e 13º salário;
Observação da trajetória do colaborador: antes de torná-lo parte do time oficial, em uma contratação efetiva, por exemplo, o seu contrato pode durar até dois anos. Assim, durante esse período, ele pode ser ensinado e adaptado com a cultura, para encarar desafios maiores. Conforme dados da Abres, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados no país, pois a contratante tem satisfação com o desempenho dos indivíduos;
Renovar o clima organizacional: com eles, o clima da companhia pode ser transformado para melhor. A sua intenção de progresso trás para o dia a dia ideias inovadoras, habilidade atualizadas, flexibilidade, proatividade e outras qualidades.
Gostou das dicas? Você ainda está procurando uma opção para iniciar e construir a sua carreira? Então, para inserir-se no mercado de trabalho, fique por dentro das ofertas dos nossos associados, o Instituto Prepara é seu aliado nessa busca! Para superar as dúvidas e contratar estagiários entre em contato com nossos parceiros e fique por dentro de tudo.