Todo profissional de sucesso, certo momento, começou sua carreira. Não se torna chefe da noite para o dia. Pelo contrário, a fim de atingir o topo das companhias, são necessárias inúmeras etapas. Por vezes, o start dessa jornada se dá pelo ingresso em estágios. No entanto, dar o pontapé inicial nem sempre é tarefa fácil. Conforme dados levantados pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), em 2022, existem apenas 900 mil estagiários em atividade no país. Esse número representa, somente, 5,2% dos jovens e adultos presentes nos níveis médio, técnico e superior. Quer descobrir como mudar esse cenário e valorizar a posição do estagiário dentro das organizações? Acompanhe a matéria a seguir e confira!.
Tenha, na sua força de trabalho quem procure aprender
A aprendizagem é, naturalmente, um dos princípios fundamentais do ato educativo escolar supervisionado. Esse fenômeno decorre dos concorrentes serem, por via de regra, todos estudantes, ou seja, intimamente ligados a uma instituição de ensino. É esperado de quem entra em uma posição como essa, buscar, acima de tudo, uma evolução técnica, prática e organizacional. Em linhas gerais, eles estão ali a fim de educar-se.
Para o gestor, as boas notícias não param por aí. Por se tratar de um período extremamente fértil e agregador, é de pleno interesse do ingressante extrair, ao máximo, de suas experiências e afazeres. Em outras palavras, empenhar-se no exercício da labuta soma muito ao discente. Um dos motivos por trás do engajamento é a necessidade de montar um currículo. Ela atua como combustível a fim de impulsionar quem entra nessa posição. Portanto, apesar de não dispor da mesma experiência de um líder, o graduando tem tudo para surpreender com sua proatividade.
Possa, por meio da sua equipe, renovar conhecimentos
Além de contribuírem com a garra e vontade, constantes, para absorver informações transmitidas pelos gestores, essas novas peças apresentam-se, também, dispostas a compartilhar suas qualidades com os mesmos. “Um estagiário pode, por muitas vezes, trazer uma solução a qual um executivo de alto padrão não conseguira visualizar. Por isso, é crucial para a estrutura de um local de ofício estar sempre aberto a ouvir, seja quem for. Essa experiência trocada, o empirismo, revela aprendizados inimagináveis. Valorize quem atua nesses cargos, eles têm muito a ensinar”, destaca Ronan Freitas, diretor da Estágio Fácil Agente de Integração Escola – Empresa.
O perfil de quem adentra nessas vagas corresponde, usualmente, a pessoas antenadas às novidades mundo afora e, em frequente contato com escolas, faculdades e universidades. Esses talentos são capazes de aproveitar ao máximo o potencial de criatividade e inovação dentro das entidades contratantes. “Qualquer tipo de talento em construção, escondido dentro de uma organização, deve ser revelado e escutado. A partir disso, ele poderá direcionar a instituição para caminhos não antes idealizados. O conhecimento teórico e acadêmico proporcionado só vem a agregar”, endossa Freitas.
Capacite para, depois, efetivar
Implementar uma mentalidade empresarial é um dos maiores desafios vigentes no mundo corporativo. Por conta disso, outro relevante diferencial desse formato de contratação reside no médio e longo prazo. Para polir um colaborador vindo de outros empreendimentos, é preciso aplicar tempo, treinamento e, claro, um alto capital. Essa problemática não é tão comum no contexto dos discentes, pois sua estadia, de até dois anos, no ambiente do serviço os fortalece. “Trata-se de mudar a cultura da organização. Esse intercâmbio é rico e possibilita a superação de metas por meio do vínculo criado com o gestor. Além disso, ainda impulsiona o chamado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), referência na área do varejo”, afirma o diretor da Estágio Fácil.
Adquira credibilidade do mercado
Quem preza por uma operação exemplar em um estabelecimento, deve ter, naturalmente, os olhos voltados, também, para a criação de uma imagem positiva dentro do ramo. De nada bastará exercer, internamente, uma atividade tranquila e lucrativa se, do lado de fora, o mercado te enxerga com ressalvas. É nessa virada de chave onde os ingressantes retornam ao centro do debate. “Demonstrar responsabilidade social é um gesto muito bem visto por parte das empresas. Quem investe nesse cuidado, cria, a partir de um mero processo seletivo, a possibilidade de tecer networking com o seu contexto. Ou seja, com planejamento, organização e cuidado com o próximo, consegue-se aproveitar ao máximo cada ponto de sua atuação”, reitera Freitas.
Mergulhar de cabeça nessa ideia é anunciar sua solene preocupação em investir, não somente no próprio negócio, como também no futuro e na juventude. Pequenas atitudes como essa ultrapassam o simples, porém significativo, atrelamento de um retrato confirmatório à sua corporação. Essas decisões têm o poder de impactar, de uma vez por todas, a vida do estudante. Ao apoiá-lo, contribui-se com sua formação e experiência empresarial. Quem sabe, ao fornecer esse “empurrãozinho”, você não está abrindo portas para o um próximo chefe, gerente, coordenador ou CEO.
Tenha segurança ao contratar
Ademais, é recomendável recordar de alguns benefícios conferidos pela Lei 11.788/2008. A chamada “Lei de Estágio” presta auxílio ao tornar a admissão de principiantes mais segura e fiscalizada em comparação aos seniores. O 1º artigo define a prática como um “ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos”.
Em decorrência do lecionando estar, obrigatoriamente, ligado a uma associação de docência, esse trecho garante ao contratante uma divisão de responsabilidades sobre o aluno. A partir disso, quaisquer relatórios de desempenho contarão com a ajuda da escola, faculdade ou universidade.
Para facilitar todo o processo de contratação e diminuir burocracias aliadas a isso, os agentes de integração têm um papel fundamental para auxiliar no cumprimento das exigências legais, bem como na manutenção jurídica. Se você ainda possui dúvidas sobre o assunto ou mesmo quer encontrar o candidato ideal para o seu negócio, fale com nossos associados! Entre em contato com a Estágio Fácil para ser sua aliada!
Ficou animado com a quantidade de benefícios? Já está pronto para ir atrás de quem será capaz de te ajudar a desenvolver cada vez mais o seu empreendimento? Então, não fique parado e explore essas chances! Vagas são capazes de transformar vidas. Agora está na sua vez de mudar junto com elas.