Para quem está interessado em iniciar um estágio, as notícias são animadoras. Agentes de integração, responsáveis por recrutar para essas vagas, têm milhares de oportunidades disponíveis. Dados da última pesquisa da Associação da Associação Brasileira de Estágios (Abres) revelaram que há 900 mil estagiários atuando no País, sendo 686 mil estudantes de ensino superior e 214 mil de níveis médio e técnico. Gostaria de ser um deles? Então continue a leitura e saiba como conquistar um espaço no mercado de trabalho.
Retomada
De acordo com Maira Fernanda Bispo, gerente de relações institucionais do Instituto Via de Acesso – Ruy Leal, há realmente uma retomada na oferta de vagas. Sendo assim, a expectativa de crescimento gira em torno de 10% até o final de 2022. Além disso, a tendência é uma evolução no número de oportunidades na mesma intensidade para 2023.
Para Maira, vivemos um momento interessante para quem quer iniciar um estágio, criar network e enfrentar os desafios do primeiro emprego.
Efetivação
Maira destaca também a possibilidade de efetivação. Sendo assim, para alcançar este feito, o estagiário deve ser ético, demonstrar profissionalismo, desenvolver e manter bons relacionamentos. “Mantenha uma atitude de sócio da empresa, se importe com o negócio. Entregue mais do que é esperado de você, surpreenda”, orienta.
Oportunidades e dicas para iniciar um estágio
Ciente dessas exigências, é hora de buscar a tão desejada vaga em setores diversos. Segundo Maira, as áreas que mais têm contratado são saúde, educação, empresas de tecnologia, indústrias de manufaturas e instituições financeiras.
Contudo não basta apenas saber onde estão as oportunidades. É preciso entender sobre a área de atuação, fazer um currículo adequado e se preparar para entrevista. Ademais, conhecer ações e projetos da empresa contratante, investir em cursos e atividades extracurriculares também são ótimas escolhas.
A visão das empresas sobre o momento
Já para as empresas, Maira diz que, além da possibilidade de preparar futuros talentos, é a oportunidade de promover a diversidade, tornando-se assim mais inovadora e permitindo um ambiente mais criativo.
De olho nesta diversidade, empresas como a SIG Combibloc veem os estagiários com bons olhos. “Ficamos felizes em trazer mais robustez e conhecimento para as suas carreiras e nos preocupamos em apoiar o máximo possível na formação de cada um. Hoje cerca de 40% dos colaboradores que exercem cargos de assistentes ou analistas já foram nossos estagiários. Eles aprendem conosco e nós aprendemos com eles”, diz Danielle Cazamajou, Head de RH Américas da SIG Combibloc.
São profissionais como Geiza Leão, analista de planejamento na SIG Combibloc. “A empresa visa capacitar os seus colaboradores, por meio de cursos ou nível superior. Portanto, aqui prezamos não somente pela qualidade dos produtos, mas também pela segurança e integridade dos colaboradores. Dessa forma, incentivamos todos no crescimento profissional e pessoal”.