O trabalho é a fonte de renda da majoritária parcela populacional. Independentemente da área de atuação, a responsabilidade no cumprimento das demandas é imprescindível para garantir a sua permanência ou promoção para cargos superiores. Nesse contexto, para a maioria dos estudantes em busca de estágio, pode ser confuso combinar a vida acadêmica com a profissional. Desse modo, entenda como a sua execução de forma apropriada, pode gerar frutos para uma carreira promissora.
- O estágio como uma ferramenta capacitadora
Todos sabemos da importância da instrução na vida das pessoas. Adquirir conhecimentos nos permite uma superação constante das nossas capacidades. Sejam elas pessoais ou laborais. A valorização do diploma nos últimos tempos o torna um pré-requisito para determinadas oportunidades. O incentivo social pela busca de uma especialização motiva diversos indivíduos a ingressar em uma universidade ou cursos técnicos.
Todavia, o principal objetivo de tudo isso é alcançar uma posição adequada e próspera na jornada de cada um. O programa de estágio, em especial, está voltado para a inserção dos educandos no mercado de trabalho. “Essa é uma excelente possibilidade de colocar em prática os ensinamentos da sala de aula. Os professores e gestores, possuem um papel fundamental na formação dos novos cidadãos”, afirma John Vieira Matias, CEO da Max Estágios.
Aprender com pessoas experientes e tê-las como exemplo no cotidiano ajuda os iniciantes a se prepararem para as responsabilidades do futuro. Administrar os estudos com a frequência de exigências do mundo corporativo pode ser uma tarefa difícil a princípio. Entretanto, quando planejada e exercida corretamente, apenas os seus benefícios são vivenciados. Por essa razão, para propiciar uma experiência proveitosa, essa modalidade de atuação possui algumas características específicas para seus integrantes.
- A Lei de Estágio
A Lei 11.788/2008 foi criada com a finalidade de firmar as regras para a contratação dos matriculados nas instituições de ensino. Dentre elas, destaca-se a carga horária de 6 horas diárias e 30 semanais, com direito a recesso remunerado. Nesse quesito, a frequência deve ser regular, seja no ensino fundamental, médio ou superior. Agrega-se também os ativos na pós-graduação, mestrado, MBA ou doutorado. Tal redução em comparação à CLT é para evitar uma interferência negativa no desempenho estudantil. Ademais, para os adeptos à educação especial, o tempo de atuação é de 4 horas diárias e 20 semanais.
Outra vantagem dessa categoria é a viabilidade de diminuir o expediente no período de provas, dependendo da negociação realizada com o supervisor. No entanto, o intervalo não exercido pode ser descontado proporcionalmente da bolsa-auxílio. Para isso, é necessário apresentar o calendário letivo a cada semestre iniciado.
Conforme o Censo da Educação Superior do Inep/MEC de 2018, dos 8.680.354
matriculados nas universidades, apenas 740 mil estagiam. Esse é um número considerável de indivíduos sem contato com o benefícios de praticar os ensinamentos universitários. Apesar de certo avanço na última década, o total é de apenas 1.278.622 concluintes. O principal motivo para o abandono de curso são as condições financeiras. Por isso o programa é tão importante, pois ajuda a custear os gastos necessários.
- O estágio na prática do dia a dia
Para Matias, a administração da rotina é um costume facilitador das atribuições. Então, se a pessoa for organizada, conseguirá executar as atividades extracurriculares. “A ideia de toda a capacitação é oferecer uma flexibilidade maior ao educando, mesmo com um horário ativo menor, quando houver a necessidade no reajuste dele é imprescindível conceder esse negociamento”, discorre.
Para uma pessoa com nenhum tipo de vivência laboral anterior, pegar o ritmo dos afazeres é um desafio. Contudo, após sanar algumas dúvidas e desenvolver suas habilidades, tudo fica mais fácil e palpável. As obrigações corporativas destoam de tudo já visto na vida pessoal de qualquer um, pois qualquer ação gera um impacto direto nos negócios e na imagem da empresa. Com o passar do tempo, a postura adequada a ser tomada para cada situação é incorporada pelo colaborador.
Na tentativa de cumprir as metas, é preciso prestar atenção nas exigências e na desenvoltura dos demais colegas responsáveis e dedicados. Somente assim será possível compreender os melhores procedimentos e como não fazê-los de qualquer jeito. “Essas são as principais vantagens de adentrar o meio empresarial enquanto se estuda, somente assim encontra-se o lecionamento completo para uma jornada bem-sucedida”, ressalta o dirigente.
Demonstrar a sua capacidade, inteirar-se sobre as novidades e executar as tarefas nos prazos estipulados são algumas das dificuldades. A insegurança pode atrapalhar muito o desempenho desses iniciantes. Portanto, quando se conquista autonomia, a evolução individual é certa. Esse é o desejo do gestor, alcançar os desígnios propostos. Ir além do mínimo esperado é satisfatório para todos ao redor.
Vale ressaltar a importância de não apenas fazer a sua parte, como também ser referência na sua posição. Essa é uma filosofia importante para quem pretende se destacar por onde passa. Superar os anseios é uma forma de se fazer indispensável para sua equipe. Ser proativo é demonstrar interesse. Antes de tudo, é preciso saber quais são as expectativas para depois saber traçar a melhor trajetória. Essa é a melhor dica para quem não sabe por onde começar.
Torna-se evidente, portanto, como o estágio e o estudo são aliados para o sucesso do indivíduo. Esse é definitivamente um excelente trajeto para os interessados em construir um futuro profissional qualificado. O planejamento e a organização são fundamentais para conciliar ambos. Dessa maneira, fica viável explorar as áreas de atuação para testar se realmente se enquadram no perfil do indivíduo e confirmar se realmente é essa sua aspiração para o futuro.
Por fim, conte com os associados para encontrar vagas e mais informações sobre processos seletivos e carreiras. Com eles, você encontrará novas perspectivas para trilhar o seu caminho!