Essas dicas são muito importantes para quem está em busca de uma oportunidade
O estágio é um sonho para a maioria dos estudantes. Afinal, trata-se de colocar em prática a teoria aprendida na sala de aula e ter os primeiros contatos com o cotidiano da futura profissão. No entanto, como conseguir essa experiência? Muita gente enfrenta essa dificuldade e não sabe quais atitudes tomar e nem qual caminho seguir para alcançar esse objetivo. Sendo assim, veja mais sobre o assunto nesta matéria!
O estágio
Os últimos dois anos foram de muitos desafios. Diversas empresas adotaram o modelo home office e outras precisaram diminuir suas equipes. Consequentemente, pessoas perderam suas rendas e foram forçados a abandonar os estudos. Dessa forma, o estágio surge como uma ótima alternativa para melhorar esse panorama. “Algumas dicas para quem busca a primeira oportunidade: tenha um currículo atualizado. Com isso, o contratante terá suas informações de contato, formação e objetivo profissional”, comenta a coordenadora técnica de RH da Kato Consultoria e associada a Abres, Aline Mesquita Coutinho.
Essa prática influencia diretamente na educação e na economia do Brasil. Dessa forma, é fundamental capacitar cada vez mais os estudantes para essa atuação. Atualmente, existem mais de 17 milhões de possíveis estagiários no país. Porém, apenas 5% deles conseguem uma oportunidade. Desses, entre 40% e 60% são efetivados por apresentarem um bom desempenho e corresponderem às expectativas dos gestores.
Para a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-RJ, Lucia Madeira, “a modalidade é uma chance de ampliar os seus conhecimentos e quase uma garantia de, a partir desse momento, aumentar a probabilidade de conseguir um emprego comparado a um jovem sem essa vivência”.
Nesse sentido, algumas atitudes no processo seletivo podem fazer a diferença. “Caso a entrevista seja on-line, esteja em um ambiente neutro e silencioso para você se concentrar nas questões. Seja natural, responda de maneira direta e clara, procure não ficar muito tímido e mostre sua sabedoria e capacidade. Fique tranquilo, vai dar tudo certo!”, aconselha Lucia.
Por isso, elencamos algumas dicas para auxiliar a juventude nesse processo. Veja:
Atente-se a sites deste setor: na própria página da Abres temos muitos associados especializados na abertura e encaminhamento de vagas. Logo, são milhares de possibilidades.
Especialize-se: aproveite o tempo livre para adquirir novas competências e investir na carreira. Esse é um detalhe diferencial em meio à concorrência de candidatos. Inclusive, atualmente existem várias opções de cursos gratuitos na Internet.
Mantenha seu currículo atualizado e atraente: a pandemia impôs novas habilidades para o atual cenário do mercado de trabalho. Então, é muito importante revisar e manter o currículo atualizado nos portais dos agentes de integração. Além disso, um documento de apresentação redigido corretamente e com um bom português tem um grande valor e pode ser o ponto de decisão entre ser convocado ou não para uma entrevista
Persista: sempre na vida iremos passar por decepções, mas um “não” jamais pode nos definir. Por isso, não desista! Invista tempo em você e na sua qualificação, pois existe a vaga exata para o candidato certo. Cada indivíduo tem um perfil e, da mesma forma, as empresas buscam pessoas mais alinhadas à cultura, propósito, valores e metas da corporação.
“Consegui uma entrevista e agora?”: estude sobre a companhia: acesse o site e as redes sociais e saiba mais sobre sua missão, projetos, serviços, produtos, concorrentes e como o anda seu segmento. Procure por algum profissional da área ou da própria entidade pelo Linkedin e faça networking. Demonstre interesse e proatividade e, acima de tudo, fique calmo!
Os benefícios de ser estagiário
Além de se inserir no mundo corporativo, adquirir experiência e se desenvolver para se tornar um bom profissional, o jovem participante desse programa também tem diversos benefícios. Isso acontece pois a lei 11.788/2008 existe para o integrante conseguir conciliar a atuação na empresa com os estudos.
Sendo assim, é garantido pela legislação o recebimento de auxílio-transporte quando houver necessidade de deslocamento e uma bolsa-auxílio sem valor pré determinado. A carga horária é limitada em seis horas diárias e 30h semanais e também é oferecido um recesso remunerado de 30 dias a cada 12 meses na mesma companhia.
Caso seja a vontade dos gestores, bonificações também são permitidas. Dessa forma, fica a critério dos dirigentes a realização de programas nesse sentido, como comissão por meta, sorteio, prêmios, entre outros. Essas medidas são relevantes para o engajamento e motivação de todos, além de criar a sensação de pertencimento.
Durante a trajetória, esse iniciante terá um enorme aprendizado na convivência com colegas mais vividos e terminará essa etapa com bastante conhecimento. Ademais, ele será lapidado de acordo com a cultura daquele ambiente. Logo, conhecerá tudo sobre o local e terá a capacidade de se tornar um funcionário valioso.
Portanto, esteja sempre em constante evolução, siga essas dicas, elabore um bom currículo e se prepare para a entrevista. Dessa forma, em breve você conquistará a sua vaga. Boa sorte!