Essa preocupação é cada vez mais necessária no ambiente corporativo
Desde o início da pandemia, a saúde mental é a preocupação com maior crescimento, segundo estudo da The Bakery: de 26% para 45%. Na sequência da lista estão o trabalho, as relações de amizade, finanças e família. Portanto, as lideranças devem ficar de olho para cuidar de seus estagiários nesse momento. Esse problema pode afetar o rendimento no ambiente corporativo, nos estudos e até na vida pessoal.
A pesquisa
A coleta de dados foi realizada no período de 24 de agosto a 10 de setembro de 2021, por meio de pesquisa on-line e voluntária em todas as regiões do Brasil e 97% dos respondentes tomaram pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Trata-se do segundo estudo comparativo em relação à primeira versão de meados de 2020 intitulada “O que tem tirado o sono dos brasileiros”.
Entre os resultados, a ansiedade continua sendo a mais apontada (de 42% para 44%), seguida da esperança (12% para 18%). Já o medo sofreu queda de um ano para o outro (10% para 3%). Na contagem total de sentimentos listados, os negativos aparecem com mais frequência: 68,3% e 28,4%, respectivamente. Para Lucas Couto, da Transforma Estágios, associada da Abres, começar um estágio pode ser uma grande oportunidade para um jovem nesse momento. “Ele iniciará as atividades com foco em aprendizado, podendo assim aprender e evoluir. Além disso, a remuneração pode ser essencial para ajudar a família”, comenta.
Em relação às atitudes em prol da saúde mental, os recursos mais utilizados são praticar exercícios físicos, com 44% e ouvir música (40%). A quantidade de indivíduos fazendo terapia praticamente dobrou (de 15% para 29%), assim como o consumo de medicamentos (7% para 13%). Já a meditação, caiu ligeiramente (21% para 16%).
Dos utilizadores de tecnologias para auxiliar nessa dificuldade, 60% têm entre 18 e 34 anos. De acordo com a pesquisa, homens e mulheres as aplicam de formas distintas. Enquanto eles usam mais dispositivos para monitoramento do sono e controles de iluminação e sons no quarto, elas recorrem a aplicativos para consultas médicas e plataformas para novos estudos. Os pontos em comum são os instrumentos para meditar e as ferramentas de videochamada para falar com amigos e família.
Se a população está se sentindo mais afetada no campo emocional, o impacto no aspecto profissional diminuiu em comparação a 2020, embora siga alto e apareça em segundo lugar (39%). Ao confrontar as duas edições, 2021 se destaca como um ano de novas conquistas, com um aumento de 18 pontos no índice de pessoas com um novo emprego, passando de 2% para 20%.
Os benefícios da modalidade
O trabalho remoto ou home office é uma realidade para 54% dos respondentes. Ou seja, o momento é propício para buscar estagiários de qualquer localidade, aumentando as possibilidades de encontrar alguém com o perfil ideal para a vaga. Além disso, ajuda a educação e a economia do país. “Proporciona a experiência corporativa na área com uma carga-horária menor, permitindo conciliar com as aulas”, ressalta Couto.
Ademais, ao admitir um estudante, gera uma animação e mitiga a chance dessa pessoa abandonar a sala de aula para ir em busca de um emprego para poder ajudar nas contas em casa. Além dos horários limitados, existe a exigência de estar matriculado em uma instituição de ensino para exercer essa função.
Para as corporações, ganham um integrante atualizado, com vontade de aprender e mostrar serviço. Esse membro vem sem vício anteriores, podendo ser lapidado com a cultura, as regras e objetivos do local. Sendo assim, é alguém com potencial para, no futuro, ter um cargo de liderança e dar sequência na história da companhia.
Outro benefício é a não criação de vínculo empregatício. Dessa forma, há a isenção de encargos trabalhistas como INSS, FGTS, 1/3 sobre férias e 13º salário. O contrato pode ser renovado por até dois anos no máximo (exceto em caso de deficiente). Após esse período, os dirigentes podem decidir pela efetivação ou buscar um novo talento no mercado.
Portanto, abra as portas do seu negócio para esses jovens. Temos milhões de pessoas aptas a essa função pelo Brasil, esperando por essa oportunidade. Assim, você estará fortalecendo seu empreendimento e ajudando o país.