O período de virada de ano costuma ser movimentado para a modalidade
O estágio é um grande sonho para a maioria dos jovens no Brasil. Trata-se de uma enorme chance para ingressar no mercado de trabalho. Os estudantes vivem o cotidiano da sua futura profissão, inseridos no ambiente corporativo e colocam em prática todo o aprendizado da sala de aula. Sendo assim, essa experiência é fundamental para a sequência da carreira.
Um bom momento para buscar uma vaga
Entramos em 2022 e, juntamente com isso, em um momento de alta nas oportunidades. Por que isso acontece? Justamente porque muitos contratos chegam ao fim e as empresas devem decidir pela efetivação ou não dos estagiários. Dessa forma, abrem-se lacunas nos quadros para novos integrantes.
Outro motivo para essa grande movimentação é pelo fato de muitos alunos concluírem os estudos. Afinal, de acordo com a Lei 11.788/2008, para exercer essa função é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino médio, técnico, superior ou nos dois anos finais do fundamental pelo EJA – Educação de Jovens e Adultos.
Essas determinações são feitas para incentivar a educação e a inserção dessas pessoas no mundo empresarial. Por isso, existem diversas particularidades para essa modalidade, diferenciando-a da CLT. “O objetivo é a preparação para o trabalho produtivo, aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular”, explica Lucas Teixeira, da CDL Uberlândia, associada à Abres.
Outra característica nesse sentido é a carga horária. Ela é limitada em seis horas diárias e 30h semanais. Horas extras não são permitidas. Assim, possibilita ao aluno conciliar os estudos e a prática organizacional. Em época de provas, esse tempo pode ser reduzido pela metade. Para isso, a instituição de ensino deve enviar o calendário para a contratante no início do período letivo. Contudo, isso pode gerar descontos no final do mês.
Existem outros benefícios, como a bolsa-auxílio. Ela não tem um valor pré-determinado e é definida pela corporação. Entretanto, é aconselhável um número compatível com o custo de vida no local e as tarefas a serem realizadas. Dessa forma, aumenta a possibilidade de conseguir um grande talento.
Caso tenha a necessidade de deslocamento, também é ofertado o auxílio-transporte. Quanto ao home office, por exemplo, não existe essa obrigatoriedade. Outras recompensas podem ser disponibilizadas, como vale-refeição, bonificações, sorteios, folgas, entre outros. Isso fica a critério da organização para motivar sua equipe.
Da mesma maneira como os demais funcionários, os estagiários também precisam descansar. Sendo assim, a cada 12 meses na mesma companhia, eles têm o direito a 30 dias de recesso remunerado. De preferência, desfrutado na mesma época das férias escolares. Logo, o repouso fica garantido, assim como a chance de focar em outros projetos pessoais.
Vantagens para as contratantes
Para favorecer esse tipo de contratação, a legislação proporciona vantagens para as entidades. “Não gera vínculo empregatício por ser realizado por meio do Termo de Compromisso de Estágio – TCE. Isso facilita e incentiva o crescimento do programa. Para quem adere ao sistema, os benefícios podem se apresentar ao longo das atividades desempenhadas e um futuro potencial para CLT”, comenta Teixeira.
Sendo assim, a contratante fica isenta de impostos e direitos trabalhistas, tais como FGTS, INSS, 1/3 sobre férias, multa rescisória de 40% e 13º salário. Além disso, o contrato pode ser rescindido a qualquer momento pelas partes, sem multas e com fácil reposição. Afinal, existem milhões de brasileiros com esse interesse.
Outro ponto positivo é a possibilidade de ter um membro com vontade de aprender e mostrar serviço. Por ser de uma geração naturalmente digitalizada, tem familiaridade com tecnologias e as tendências atuais. Ademais, trata-se de alguém sem vícios anteriores, podendo ser lapidado da maneira desejada e, daqui um tempo, estar em altos cargos.
Portanto, em 2022, abra as portas do seu negócio para essa juventude cheia de sonhos. Você estará fortalecendo o seu empreendimento e o Brasil. Seguimos juntos!