Entenda os proveitos advindos dessa contratação!
O estágio é uma oportunidade para o estudante colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Muito além disso, traz benefícios para engrandecer diversos aspectos profissionais, de modo a incentivar o ingresso ao mercado de trabalho. Segundo estatísticas levantadas pelo Inep/MEC e expostas pela Abres (Associação Brasileira de Estágios), atualmente, existem 17,4 milhões de possíveis estagiários. Logo, entender as vantagens por trás dessa modalidade é de extrema relevância.
Qual a importância do estágio?
A maior parte dos cursos, seja técnico ou superior, exige um estágio para a formação. Contudo, mesmo não obrigatório, é uma boa ideia investir nesse caminho, afinal, ele apresenta proveitos indispensáveis para quem quer sucesso profissional. Ademais, apenas a vivência empírica consegue mostrar a realidade corporativa da profissão, de modo a deixar claro aspectos não evidenciados na vida acadêmica. Nesse caso, a iniciativa aparece como uma preparação para o jovem adentrar nas companhias.
Além disso, também é proveitoso para as organizações. Segundo Dermeval dos Santos Júnior, CEO do Grupo Atitude, “o estagiário é uma das principais ferramentas de crescimento de uma empresa”. Ou seja, ele complementa: “eles farão a corporação se expandir de forma jovem, com uma mentalidade nova e recursos diferenciados.” Logo, é vantajoso para ambas as partes e as instituições estão cada vez mais à procura desse grupo.
Alguns vantagens de estagiar
– Conhecer o mercado
Na faculdade, por mais atividades práticas elaboradoras, nunca será o mesmo cenário de ter um gestor, a pressão do dia a dia para desenvolver tarefas e solucionar questões. Entender como funciona o mercado de trabalho, com seus prazos, limitações e demais possibilidades, ainda durante a graduação, abre portas e proporciona uma visão mais estratégica na hora de procurar uma vaga CLT.
– Ter experiência
É comum reclamações acerca da dificuldade para conseguir uma carteira assinada, tendo em vista o pré-requisito mais procurado: a experiência. O estágio traz essa preparação, dessa forma, ao procurar emprego, você está um passo à frente dos demais candidatos e mais perto de conquistar o cargo.
– Conhecer diferentes áreas
Toda profissão possui diversas áreas e apresenta diferentes possibilidades de atuação. Por isso, você passa anos estudando várias matérias e depois ainda quer fazer pós-graduação. Durante a aprendizagem, conhece campos distintos e vai se identificando mais com um ou com outro, para tirar a dúvida de qual gosta mais, nada melhor senão a prática! O ato educativo escolar supervisionado proporciona esclarecimento dos pontos negativos e positivos de cada ramo e isso ajuda na decisão de qual seguir.
– Fazer contatos
Como toda relação social, essa oportunidade te fará conhecer diversas pessoas, muitas delas com mais experiência e conhecimento para compartilhar, elas serão a diferença no seu futuro. Além do mais, é quando você começa a construir seu nome e apresentar seus dotes para o mundo. Dessa forma, ao montar uma rede de contatos, quando surgir algum negócio você pode ser indicado com mais facilidade.
– Bolsa auxílio
Em estágios não obrigatórios, a renda é um diferencial, pois ajuda o discente a melhorar sua qualidade de vida e custear as despesas acadêmicas. O valor costuma ser escolhido pela concedente e não há determinação mínima na lei. Ainda, conforme Santos Júnior, algumas companhias podem oferecer outras vantagens, “como plano de saúde, odontológico”, entre outras.
Portanto, agora você sabe o quanto o estágio é benéfico profissionalmente para o estudante e para o crescimento da empresa como um todo. Logo, é imprescindível aproveitar as oportunidades advindas dessa iniciativa e, como consequência, promover novos conhecimentos para o Brasil!