O trabalho remoto pode aumentar o número de vagas na modalidade
Os anos de 2020 e 2021 foram difíceis em todos os aspectos. No início da pandemia, as vagas de emprego caíram drasticamente e o mesmo aconteceu com as oportunidades de estágio. Porém, o avanço da vacinação e a consequente queda no número de casos de Covid-19 alavancaram o mercado. Para se adequar às restrições da pandemia, algumas medidas foram tomadas e ficarão para sempre. Uma delas é o home office e isso aumentará a quantidade de estagiários.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Estágios – Abres, atualmente existem cerca de 900 mil pessoas exercendo essa função no Brasil. No entanto, segundo o Inep/MEC, mais de 17 milhões são estudantes e poderiam estagiar. Porém, muitas vezes as vagas não são preenchidas por não serem oferecidas nas localidades onde vivem esses alunos. Dessa forma, o trabalho remoto acaba com esse problema.
Quem pode assumir esse posto? De acordo com a Lei 11.788/2008, qualquer indivíduo matriculado no ensino superior, profissional, médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos – EJA
A vantagem do home office
Essa modalidade permite às empresas encontrarem talentos de qualquer lugar. Por outro lado, é bom para quem está procurando também. Quem mora em uma cidade pequena ou com poucas possibilidades para a sua área pode conseguir essa experiência por conta da Internet. Para Lucas Couto, da Transforma Estágios, associada da Abres, as companhias aumentarão esse movimento em breve: “é esperada uma alta na entrada desses jovens nas organizações pelo fato delas estarem com um crescimento na demanda nessa retomada”.
Portanto, as corporações têm, agora, um leque maior de opções para fortalecer os seus times e pessoas com poucas chances anteriormente, veem elas aumentarem. Para Couto, isso reflete também na educação do país. “É um forte aliado para a manutenção do aluno na instituição de ensino, pois ele é obrigado a estar com as atividades em dia, assiduidade e devidamente matriculado. Assim, evita a evasão do ambiente educacional”.
O papel do agente de integração
Para tudo dar certo, os agentes de integração são muito importantes. Eles fazem a ligação entre as contratantes, possíveis colaboradores e escolas. Ficam responsáveis por divulgar a vaga, captar candidatos, realizar o processo seletivo com testes, entrevistas, dinâmicas e, por fim, efetuar a contratação.
Após todas essas etapas, também administram a documentação e fazem o acompanhamento acadêmico desse novo membro para evitar a criação de vínculo empregatício. Garante, assim, segurança jurídica e efetuando tudo de acordo com a legislação. Logo, proporciona conforto para os dirigentes e a certeza de uma boa escolha.
Por que contratar estagiários?
Essa prática tem benefícios para os dois lados. A concedente fica isenta dos encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, 13º salário, 1/3 sobre férias e verbas rescisórias. Além disso, ingressa na equipe alguém com vontade de aprender, mostrar serviço e atualizado com as tendências do momento, por estar inserido no ambiente educacional.
“O empreendimento também ganha caso deseje tornar essa pessoa um funcionário no futuro. Estará recebendo uma pessoa sem vícios anteriores para ser lapidado de acordo com a cultura do local. No caso de efetivação, todos já se conhecerão e saberão as características uns dos outros”, complementa o especialista.
As pessoas jurídicas de direito privado, os órgãos da administração pública e os profissionais liberais de nível superior devidamente registrados em seus respectivos conselhos de fiscalização, têm autorização para realizar esse tipo de contratação. Com isso, podem tirar muito proveito dessa relação.
Outra especificidade é na admissão e rescisão do acordo. Ele pode ser encerrado a todo momento, sem aviso prévio, por qualquer uma das partes e, como dito, sem o pagamento de taxas. Caso tenha essa necessidade, a reposição pode ser feita com rapidez e qualidade. Afinal, existem milhões de discentes em busca dessa chance.
Portanto, abra as portas do seu negócio para essa turma cheia de vontade. Além de estar ganhando mais força, ajudará a economia e a educação do Brasil. Nosso país tem muitos talentos espalhados e agora, com o home office, você pode contar com qualquer um deles.