Certamente qualquer tipo de ação de desenvolvimento conta para uma recolocação mais rápida no mercado. Cursos, habilidades técnicas e, principalmente, comportamentais, acabam sendo um diferencial em processos seletivos. Por isso, demonstrar essa sede de conhecimento e crescimento é muito valorizada pelas empresas.
Logo, montar um bom currículo (CV) também é importante nessa fase. Para os jovens, muitas vezes sem experiência, “é essencial deixar evidente as próprias competências, forças e paixões. Uma boa dica é dividir o material para contar essas questões dentro de uma única página”, avalia o vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik.
Para ele, é interessante colocar no CV os projetos no qual se envolveu e os programas e cursos dos quais participou. “Isso tudo sem se esquecer de contar o propósito de vida e as suas causas de engajamento. É fundamental ter em mente: as companhias não contratam esses documentos de apresentação, mas, sim, seres humanos”, complementa o vice-presidente.
Por isso, lembre-se: a transparência é o mais importante para qualquer relacionamento, inclusive, com o recrutador. “Os últimos tempos foram delicados para diversas pessoas, então o ideal é estudar a marca aspirada e ir para a entrevista com insights práticos para ajudar a corporação a se destacar no mercado. Além do mais, evidencie como você poderá acrescentar à instituição”, expõe o presidente da Abres, Carlos Henrique Mencaci.
É hora de colocar a “mão na massa”
Nesse sentido, Slivnik elencou algumas dicas para auxiliar nesse processo. Veja:
Currículo – precisa estar adequado aos objetivos da entidade desejada. Logo, alinhe o seu propósito com o desse lugar e o cargo para qual está se aplicando. Dessa forma, o selecionador tem maior conhecimento sobre sua trajetória. Também não deixe de colocar informações pessoais, pois isso torna o procedimento mais humano.
Evite a timidez – embora seja um momento de tensão e nervosismo para a maioria dos candidatos, normalmente o entrevistador está interessado em ver brilho no olhar e força de vontade do candidato. Então, é valoroso demonstrar essas características. Lembre-se de conhecer a história da marca para colocar isso em prática durante a reunião.
Alavanque suas competências – o encontro com o recrutador é o momento certo para demonstrar como você pode colaborar para o crescimento da organização. Então, fale sobre seus projetos, por exemplo, os desenvolvidos na faculdade e tente relacioná-los com o propósito dessa companhia.
No Brasil, temos mais de 17 milhões de estudantes aptos para estagiarem, mas somente 11,65% atuam na modalidade. Isso é, só um milhão de jovens. Com a grande concorrência é preciso ser criativo e proativo para se destacar em meios as possibilidades. Esse tipo de atitude permite aos alunos criar novas perspectivas e deixar o currículo mais atraente.
Para Mencaci, o mercado de estágios está reaquecendo e, por isso, é hora de se dedicar para conquistar a tão sonhada oportunidade.