Estágio é essencial para o país | O Guaruçá

A modalidade, além de garantir o desenvolvimento acadêmico e profissional aos praticantes, também estimula a roda da economia da nação

O Brasil enfrentará um desafio grande após o final da quarentena: a recuperação financeira da crise gerada pela pandemia. O período será de reestruturações do mercado, com mudanças de atitude tanto internas, quanto externas nas corporações. Aproveitando esse momento, muitas irão contratar novos talentos para compor as equipes. Por que não começar pelos estagiários?

Essa modalidade de atuação dá a chance para estudantes brasileiros colocarem em prática os conteúdos dados em salas de aula, sejam elas virtuais ou presenciais. Além disso, também promove a inserção de milhares de jovens no mercado de trabalho para garantirem suas primeiras vivências no universo empresarial.

Conforme estipulado na Lei 11.788/2008, só pode procurar vagas desse tipo quem está matriculado e frequentando uma instituição de ensino médio, técnico, superior ou EJA (Educação de Jovens e Adultos). Além disso, alguns direitos garantidos são o recebimento de uma bolsa-auxílio, bem como auxílio transporte, seguro contra acidentes pessoais e carga horária máxima de seis horas diárias e 30h semanais. Mesmo com esse dispositivo legal já garantindo a autenticidade do trabalho remoto para estagiários, a MP 927/2020 também assegura a permissão, dando ainda mais incentivos para as organizações.
 
Entretanto, os benefícios e ganhos não são apenas para os estagiários: as empresas contratantes têm muitas vantagens em acreditar nessa prática. Afinal, a admissão é facilitada porque o estágio não gera vínculo empregatício, então, não há encargos trabalhistas envolvidos, como FGTS, 13º salário, ⅓ sobre férias, entre outros.

Além disso, como muitos estão atrás da primeira oportunidade, é característica comum entre esses indivíduos, a sede por aprendizado, bem como a energia e a proatividade para resolver problemas. A criatividade também deve ser pontuada, pois será essencial para os empreendimentos se renovarem no momento atual.

Contar com um time bem estruturado, disposto a encarar desafios nesse período é vital para o bom funcionamento dos negócios. Por isso, apostar no estágio é um excelente meio de alcançar novos resultados para a companhia. O impacto disso para economia é quase imediato, até porque, quanto mais instituições se recuperarem com inovações, mais ganha o Brasil.

Nota do Editor: Carlos Henrique Mencaci é presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios (www.abres.org.br).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *