Diante do atual cenário de instabilidade do mercado de trabalho, os profissionais de todo o país podem estar se sentindo perdidos e desanimados. Não seria diferente dos estagiários. Muitos desses jovens estão no começo da carreira e ainda enfrentam dificuldades em desenvolver habilidades necessárias para a vida corporativa. Surge, portanto, a importância de orientar os iniciantes em como utilizar o tempo da quarentena para um bom desenvolvimento ocupacional.
Cursos On-line
Uma das principais práticas estimuladas é aproveitar cursos on-line. De acordo com pesquisa realizada pelo Google, o interesse pelo segmento bateu recordes, sendo a procura por aulas de Inglês, por exemplo, a maior desde 2015. Para Seme Arone Júnior, presidente da Abres: “os dados demonstram o interesse da população em aprimorar os conhecimentos durante o período de isolamento social.”
Para o presidente, a atividade extracurricular permite aos estudantes criar novas perspectivas e deixar o currículo mais atraente: “muitos alunos questionam como podem preencher o cv sem experiência em outros cargos. Sempre oriento, formações livres contribuem muito para o desenvolvimento pessoal e profissional.”
Além de todo o potencial dos cursos a distância, a modalidade possui outros benefícios: é uma opção mais barata e com flexibilidade de tempo e espaço. Permite também o estudo no local mais conveniente para o jovem e é uma alternativa capaz de aumentar o nível de concentração e foco.
Para quem deseja complementar as chances de se destacar, os treinamentos digitais são boas escolhas. Arone Júnior orienta: “não necessariamente os discentes precisam se dedicar apenas a áreas correlatas à escolha acadêmica. Às vezes vale a concentração em assuntos diversificados, como gestão de carreira, inteligência emocional ou até mesmo em atividades de seu interesse pessoal ligadas a temas heterogêneos.”
Portanto, tire proveito desse momento em casa para evoluir e aprender mais. O caminho para o futuro é por meio da educação!