(Fonte: Folha Dirigida)
Fazer estágio é o desejo de milhares de estudantes. Mas muitos ainda vêem esta etapa da formação acadêmica como algo desnecessário ou dispensável. Essa visão está equivocada e quem mostra é o presidente da Associação Brasileira de Estágios (Abres), Seme Arone Junior.
Fazer estágio é, sim, muito importante, mesmo para quem está no ensino médio e ainda que não seja obrigatório no currículo do curso.
No Brasil, existem cerca de 9,3 milhões alunos de ensino médio e técnico, mas apenas 260 mil estagiam. Já no nível superior, dos 8,2 milhões estudantes, somente 740 mil realizam a atividade.
Os dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), divulgados em dezembro de 2019. Apesar desses números, Arone Junior garante que o estágio é a melhor maneira de inserir esses grupos de estudantes no mercado de trabalho.
Conheça cinco vantagens de fazer um estágio
Além de abrir portas para vagas efetivas, o estágio tem diversos benefícios para empresas e educandos, como será possível ver a seguir. E, como destaca a Abres, essa modalidade desempenha um papel social de extrema relevância. Esta importância fica ainda mais evidente se considerarmos as estatísticas de estágio mencionadas acima e número alarmante de desempregados com idade entre 18 e 24 anos no Brasil. O percentual registrado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi de 25,7%.
1. Experiência profissional
Uma das principais vantagens oferecidas pelo estágio ao aluno é a experiência profissional. Quantas vezes são abertas vagas das mais diversas áreas e, por mais que tenha salários baixos, exigem que o profissional já tenha desempenhado a atividade. Essa dificuldade encontrada, principalmente, por novos profissionais, pode ser sanada, em muitos casos, se a pessoa fez estágio enquanto estava estudando.
2. Desenvolvimento pessoal
Além da experiência, a prática vai contribuir para o desenvolvimento profissional e senso de responsabilidade. O presidente da Abres garante: “esses fatores são decisivos para lidar com as nuances do mundo do trabalho.” Alunos que fazem estágio estão, muitas vezes, mais preparados para as adversidades que encontram no mercado de trabalho. Uma vez que eles já vivenciaram desafios.
3. Possibilidade de efetivação
Outro ponto positivo para quem faz estágio é a possibilidade de efetivação na própria corporação onde trabalhou na época da escola ou da universidade. Assim, o participante aumenta as chances de concluir o curso já empregado. Você conhece alguém que fez faculdade ou um curso técnico, por exemplo, mas não conseguiu um emprego na área? Fazer ou não estágio não garante que isso não vá acontecer, mas certamente diminui as chances.
4. Mais investimentos na formação
Muitas empresas investem na contratação e até na formação interna de estagiários, pois preferem contratar esses profissionais quando eles concluem seus cursos, que já estão habituados com a dinâmica e o serviço da instituição. “O participante aumenta suas chances de concluir o curso já empregado. Além disso, aprende a ter mais confiança, pois terá novas incumbências e descobrirá seu potencial”, comenta Arone.
5. Impacto na qualidade de vida
Socialmente falando, a Abres ainda aponta que o estágio melhora a qualidade de vida. Acontece que afasta muitos jovens de desvios de trajetória e patrocina os estudos por meio da bolsa-auxílio, recesso remunerado, auxílio-transporte e demais benefícios. Somado a esses benefícios para o estudante, as empresas também ganham. Já que adquirem um novo talento, já adaptado à cultura organizacional. “Não perca tempo e invista no estágio. A prática impacta positivamente o contexto do país, o mundo dos negócios e a vida de milhões de universitários e secundaristas em busca de seu espaço no meio corporativo”, finaliza.