Não acredito em fim do jornalismo, mas em sua adaptação e em novas oportunidades.
As pessoas não têm mais tanto hábito de parar para ler um jornal, mas acompanham as notícias escritas nas redações e postadas no Twitter, por exemplo.
A TV pode ter perdido audiência, mas ganhou durabilidade. Antes, quem perdia o Jornal Nacional sabia das notícias pela boca dos amigos e familiares. Hoje, com um tablet ou celular ela pode rever as matérias mais interessantes seja da edição anterior ou de semanas atrás.
As assessorias de imprensa precisaram se reinventar. Não fazem mais apenas um contato com a imprensa, follow up e envio de releases, mas um permanente contato com o público da empresa, seja nas redes sociais, sites colaborativos, blogs, Reclame Aqui etc.
Ainda há um grande campo, pois uma resposta não fica mais apenas na caixa de um e-mail de um cliente/consumidor, ela pode estar no mural do Facebook, no Yahoo Respostas, Twitter, Reclame Aqui, Elogie Aki etc. Ou seja, deve ser muito bem escrita para não gerar uma crise de comunicação.
Logo, o jornalista deve se reinventar! Faltam profissionais com essa abrangência e, principalmente, um ótimo português. Quem souber aproveitar esse momento, terá mais oportunidades e possibilidade de crescimento. O futuro do jornalismo já começou!
(*) Doutor em Administração (Estratégias de Mercado e Competitividade) e Mestre em Administração e Marketing, pelo Centro Universitário da FEI, MBA Executivo pela BBS – University of Richmond, Jornalista e Matemático pela Universidade Estadual Paulista e especializado em Cálculo de Probabilidades, pela USP – Universidade de São Paulo. Já atuou em TV, rádio, Internet, jornais institucionais e assessoria de imprensa. Atualmente, é Diretor de Comunicação da Abres – Associação Brasileira de Estágios, Gerente de Comunicação do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios e também da Total IP. Já apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais, como o Academy of Marketing Conference e Cladea – Concejo Latinoamericano de Escuelas de Administración, Eurasia Business International, entre outros. Desenvolve pesquisas na área de redes sociais, comunicação na Internet, criatividade na publicidade, interação on-line, comunicação integrada de marketing e comportamento do consumidor. Também é Mestre de Cerimônias e professor de graduação, pós-graduação e MBA da área de Comunicação Empresarial, Metodologia, Ética e Sustentabilidade.