A importância de falar outros idiomas já não vem de hoje. Esse é um dos assuntos mais abordados por especialistas e recrutadores e um dos tópicos de destaque nos processos seletivos. Contudo, fica a pergunta: por que se preocupar tanto com esse assunto?
Atualmente, segundo dados do Inep/MEC, temos mais de 16 milhões de estudantes no país. Contudo, de acordo com o último levantamento da Abres – Associação Brasileira de Estágios, apenas um milhão consegue estagiar. Com tamanha concorrência, certamente, sairá na frente quem tiver mais bagagem e o fato de saber outras línguas conta muitos pontos nessa disputa.
Para Antonio Carlos da Silva, professor do curso de Letras e Mestrado do Centro Universitário Anhanguera de Niterói – Unian, “aprender inglês, espanhol, francês, entre outros, possibilita novos projetos pessoais e profissionais, agregando possibilidades ao sujeito e à sua história de vida”.
Outro ponto a considerar para quem fala fluentemente mais de uma língua é a remuneração. De acordo com uma pesquisa coordenada por Mário Fagundes, economista especializado em RH, a diferença entre executivos dominando o inglês e outros colaboradores é de 52%. “No entanto, somente 24% dos diretores têm essa competência, enquanto os gerentes ficam com 58%”, compara.
Portanto, é importante correr atrás do prejuízo. A falta de dinheiro não é mais desculpa, afinal na Internet existem diversos cursos on-line, para todos os gostos. Dedique-se com muita disciplina e evite distrações. Seu currículo agradece!