A Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG) promove a partir de hoje (01/09), até o dia 03, a Feira de Estágio & Emprego, com 10 stands de empresas de Gestão de Recursos Humanos, oferecendo 200 vagas para universitários de várias áreas.
O objetivo da feira é contribuir para que os candidatos tenham acesso facilitado às vagas disponíveis no mercado de trabalho. Durante os três dias serão feitos cadastros para estágio e emprego, entrevistas e orientações gerais sobre elaboração de currículos e como se portar durante uma seleção.
“A ideia é trazer o mercado de trabalho para o ambiente acadêmico, reunindo em um só lugar várias empresas e instituições de recrutamento de Mato Grosso do Sul. É uma forma de oportunizar ao candidato o contato direto com o contratante”, explica Yasmin Casagranda, coordenadora do Espaço Estágio Emprego da FESCG. Segundo Michel Luna, representante do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), a feira irá possibilitar a interação dos acadêmicos com as empresas, seja para as vagas de estágio e voluntariado. “Estaremos cadastrando para eventos e programas de trainee das empresas que temos convênio. É uma oportunidade única para quem busca iniciar a vida profissional.”
Estão presentes as seguintes empresas e instituições: IEL, CIEE, Senac, Vitória Humana RH, Skill Recursos Humanos, Instituto Humanos, STB e RBrasil Consultoria e Treinamento. Haverá também um stand da Wizard, escola de inglês, que irá oferecer descontos para universitários. A equipe de pós-graduação da Estácio terá um stand especial para divulgar os cursos aos que estão à procura de uma especialização.
A visita à Feira de Estágio e Emprego é gratuita e aberta a toda a comunidade. Horários de visitação: manhã (07h30 às 11h) e noite (18h30 às 22h). Local: Estácio, Rua Venâncio Borges do Nascimento, 377 – Jardim TV Morena.
Inserção do mercado
Em 2008 foi sancionada a Lei Federal nº 11.788, que trouxe melhorias para a categoria dos estagiário, como bolsa auxílio, direito a férias, entre outros benefícios. Em contrapartida, o número de estagiários no Brasil é pouco significativo em comparação ao quantitativo de estudantes matriculados no ensino superior. Segundo a última pesquisa da Associação Brasileira de Estágios (ABRES), dos sete milhões de brasileiros cursando o nível superior, apenas 10,51% estão estagiando. Muitas vezes a dificuldade para conseguir um estágio é maior que a vontade do aluno em obter uma oportunidade.