Dezoito de agosto é o Dia do Estagiário. Em 2008 foi sancionada a Lei Federal nº 11.788, que trouxe melhorias para a categoria, como bolsa auxílio, direito a férias, entre outros benefícios. Em contrapartida, o número de estagiários no Brasil é pouco significativo em comparação ao quantitativo de estudantes matriculados no ensino superior. Segundo a última pesquisa da Associação Brasileira de Estágios (ABRES), dos sete milhões de brasileiros cursando o nível superior, apenas 10,51% estão estagiando. Muitas vezes a dificuldade para conseguir um estágio é maior que a vontade do aluno em obter uma oportunidade.
Pensando em auxiliá-los nesse caminho, as faculdades estão oferecendo programas que incentivam os alunos a buscarem experiências profissionais em suas áreas específicas desde cedo. A Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG) criou, há um mês, o Espaço Estágio e Emprego, o E3, que orienta e encaminha os acadêmicos para o mercado de trabalho. “Mesmo iniciando as atividades recentemente, já comemoramos resultados, como as parcerias com empresas de Recursos Humanos e a inserção de alunos de diversas áreas “, afirma Yasmin Casagranda, coordenadora do E3 da FESCG.
Leicy Evelyn de Oliveira, acadêmica do terceiro semestre de Gestão de Recursos Humanos, está completando um mês no departamento pessoal da empresa Águas Guariroba. “O Espaço E3 me preparou para a entrevista e me ensinou a elaborar o currículo, o que fez toda a diferença na minha contratação. Eu estava sem trabalho há bastante tempo e a oportunidade foi valiosa para minha carreira”, afirma a estagiária.
Além do espaço físico na Faculdade, o E3 conta ainda com um portal de vagas, em que os alunos podem encontrar ofertas de estágio e emprego em suas áreas de atuação. Dentro do ambiente virtual, consultores oferecem orientação de carreira e tiram dúvidas dos alunos via chat e e-mail. As empresas também esclarecem questões sobre o Portal de Vagas, legislação e documentação de estágio.
Sobre a Estácio
Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há 44 anos no país. A instituição possui cerca de 4,8 mil funcionários, corpo docente de 8,9 mil professores e 383 mil alunos matriculados. Formada por 39 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 21 estados e no Distrito Federal. Com um total de 80 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e a distância, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Capes), educação corporativa e cursos de extensão.
A Estácio aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais, ferramentas que ampliam e transformam as oportunidades de aprendizado dos seus alunos e proporcionam as melhores soluções para as empresas e seus colaboradores.
Mais informações: Profa. Yasmin Casagranda, coordenação Espaço E3 (Estácio Campo Grande): (67) 3348-8832.
Site Espaço E3: www.estacio.br/e3
Abres – Associação Brasileira de Estágios: www.abres.org.br