São 56 mil oportunidades de estágio em todo Brasil; no Alto Tietê, esse número passa de mil
Primeira quinzena de setembro é um dos momentos mais propícios do segundo semestre do ano para procurar uma vaga de estágio
O segundo semestre do ano marca o início da segunda temporada de estágio em todo Brasil. Por isso, os estudantes que ainda não se candidataram a uma vaga, a hora é agora. A primeira quinzena de setembro possui muitas oportunidades em diversas áreas e é o momento para conquistar a tão almejada chance no mercado profissional.
São cerca de 110 vagas somente em Mogi das Cruzes e mais de mil oportunidades para a região do Alto Tietê até dezembro. Já em relação às outras partes do País, estão cotadas 56 mil vagas, sendo 45 mil para o ensino superior tecnológico e 11 mil para o médio e o médio técnico, ou seja, um crescimento de 1,8% em comparação a 2012, segundo dados da Associação Brasileira de Estágio (Abres).
De acordo com o supervisor de Unidade do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) de Mogi das Cruzes, Marcelo Muniz Paixão, o aumento das chances nesta época do ano ocorre para reposição de vagas em empresas e órgãos públicos, já que muitos contratos vencem, coincidindo com a formatura de estudantes e a efetivação de estagiários.
Investimento
O presidente da Abres, Carlos Henrique Mencaci, ressalta que o momento é de investimento. Por isso, os jovens precisam saber aproveitar essa chance para galgar seu lugar. No entanto, ele reforça que para sair na frente dos demais, são desejáveis conhecimentos em informática, um bom domínio da língua portuguesa, segundo idioma e muita vontade de se desenvolver. Além disso, os selecionadores buscam candidatos qualificados e, neste caso, os cursos extracurriculares são grandes aliados para turbinar o currículo. “Independentemente da área de atuação, os estudantes devem buscar informações a todo o momento. Isso será um passo a mais para ser aprovado em uma empresa”, revela Mencaci.
Além disso, demonstrar cortesia, ouvir os colegas, se expressar de forma clara e natural e saber trabalhar em equipe são algumas das características essenciais para qualquer pessoa. “A iniciativa de participar e executar as atividades propostas, mostrar proatividade e responsabilidade frente às estratégias utilizadas e apresentar prontidão são diferenciais simples, mas procurados em todos os profissionais”, destaca.
Paixão orienta o candidato a também conhecer e selecionar a empresa onde gostaria de trabalhar, assim como criar o seu diferencial e deixar o mercado saber disso, demonstrar motivação, estar preparado para aprender e colaborar com a empresa.
“Os estudantes que estão à procura de estágio devem aproveitar o momento para se cadastrar gratuitamente no Ciee ou, caso já esteja registrado, atualizar o currículo por meio do site www.ciee.org.br ou diretamente na unidade de Mogi, na rua Dom Antônio Cândido de Alvarenga, 492, centro”, completa.
Áreas
No Alto Tietê, as áreas que ofertam vagas para estagiários são indústria, comércio e serviços e entre os cursos, estão incluídos o ensino médio, Administração de Empresas, Direito, Ciências Contábeis, Pedagogia, Educação Física, Comunicação Social, Publicidade e Propaganda, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Sistemas de Informação, Técnico em Administração, Letras, Secretariado Executivo e Engenharia de Produção.
Em relação a todo Brasil, o maior número de ofertas para estágio, segundo informações da Abres, são para estudantes da Administração de Empresa, Comunicação Social e Informática. No entanto, faltam estagiários de Engenharia, Estatística, Matemática, Biblioteconomia, Economia, Secretariado Executivo e Ciências Contábeis. “Neste caso, as empresas oferecem as bolsas-auxílio mais altas”, completa o presidente da associação.