Início do ano, época de férias e descanso para muitos estudantes. Esse período também é caracterizado pela 1ª Temporada de Estágios, excelente oportunidade para quem está em busca de uma colocação no mercado. Só no Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, a previsão é de 31 mil vagas de estágio para 2013, sendo 25 mil para superior e superior tecnólogo e 6 mil para médio e técnico.
O aumento de vagas no primeiro trimestre é 20% maior. Isso ocorre pelo fato de muitos jovens se formarem no final do ano, serem efetivados, ou rescindidos, elevando ainda mais esse número. “O candidato deve se atentar às chances, mas os mais bem preparados garantem a inserção”, afirma Seme Arone Junior, presidente do Nube. As melhores oportunidades pedem, principalmente, domínio da língua portuguesa.
Conhecimentos em informática e outros idiomas também dão um grande diferencial, além, é claro, do desejo de aprender. Independentemente da área de atuação escolhida, os cursos extracurriculares são grandes aliados para turbinar o currículo. “Uma forma de aumentar as possibilidades é investir em capacitações extracurriculares.
Isso fará toda a diferença durante um processo seletivo”, explica Carlos Henrique Mencaci, presidente da Abres – Associação Brasileira de Estágios. Uma sugestão para quem deseja se aprimorar é participar dos treinamentos sobre mercado de trabalho e empregabilidade. A coordenadora de treinamentos externos do Nube, Yolanda Brandão, indica: ”
A cada mês, realizamos uma palestra com diferentes temas, em parceria com o Cedep – Centro de Desenvolvimento Profissional. São gratuitos e auxiliam os estudantes com dicas de carreira”, assegura. Para iniciar o ano com sucesso profissional, Seme Arone incentiva: “Este é o momento, a economia está a favor e as empresas estão abrindo muitos postos!”.
Por conta do aumento de ofertas nesse primeiro trimestre, é mais fácil conseguir uma oportunidade. “Muitos candidatos, quando procurados, não estão em suas casas ou nem comparecem nos processo seletivos. O índice de faltas é superior a 50%. Quem aproveitar essa fase, já pode começar o semestre com vaga garantida no mercado de trabalho”, explica o coordenador de Recrutamento e Seleção do Nube, Erick Sperduti.