Janeiro a março é época de férias, mas também é a alta temporada da busca por estagiários por parte das empresas. De acordo com Rogério Gabril, presidente do Grupo Prepara, especializado em orientação profissional, não basta estar disponível, tem que ser qualificado.
“Como as ofertas aumentam durante o início do ano, este é o momento certo àqueles que desejam conquistar oportunidades. Estar em um curso que forneça base profissional e também aprender línguas é essencial para ingressar e se manter na posição”, explica.
O banco de vagas de uma grande agência de recrutamento do país conta atualmente com 9.500 oportunidades para estagiários. As vagas mais anunciadas estão nas áreas administrativas e de informática, que oferecem remuneração média – incluindo benefícios – de R$ 790 e R$ 843, respectivamente.
De acordo com a Associação Brasileira de Estágios (ABRES), de 2011 para 2012, houve um aumento de 20% no número de contratações nos três primeiros meses do ano. “Esse aumento ocorre pelo fato de muitos jovens se formarem no final do ano ou terem contratos rescindidos, elevando ainda mais esse número nos três primeiros meses do ano. Os candidatos mais bem preparados conseguem se inserir no mercado de trabalho”, garante Carlos Henrique Mencaci, presidente da entidade.