Estágio aumenta empregabilidade

Atividade profissional durante os estudos pode trazer desvantagens para o estudante; estagiar é melhor opção



Muitos universitários exercem, hoje, alguma atividade profissional durante os estudos, seja na sua área de formação ou não. No entanto, trabalhar ao invés de estagiar pode trazer algumas desvantagens. Por isso, é preciso colocar na balança os prós e contras desta opção antes de decidir o que fazer.


De acordo com a psicóloga da Nic Recrusos Humanos, Ivone Mello, normalmente os estudantes buscam outra forma de trabalho visando ao ganho financeiro. “O indicado é focar na área de atuação, mesmo que o valor recebido seja menor, pois a experiência adquirida contribuirá para a sua formação, aumentando sua empregabilidade”, explica.


Para o presidente da Associação Brasileira de Estágio (Abres), Seme Arone Junior, trabalhar tem aspectos positivos e negativos. O lado bom é que o jovem estará aprendendo a postura corporativa e questões como chefia, treinamentos e trabalho em equipe. Já o lado negativo é que não terá como se aprimorar na área em que estuda e assim, colocar em prática o aprendizado adquirido na universidade, como em um estágio, por exemplo. “No estágio, o aluno conhecerá as habilidades e competências que a sua área exige, o que possibilita melhor empregabilidade e chances maiores na carreira”, observa o presidente da Abres.


Além disso, Arone Junior ressalta que por meio do estágio, o jovem poderá ampliar seu networking com pessoas relacionadas à sua área e se relacionar com fornecedores e outras empresas, aumentando as chances de se efetivar em outra organização.



Salário
Outra questão bastante analisada é o valor do salário em comparação à bolsa-auxílio recebida em um estágio. De acordo com a consultora da Cia de Talentos, Fernanda Montero, existem candidatos que precisam muito do dinheiro para custear os estudos ou para outras finalidades e isso pesa na escolha. “Tem gente que passa a faculdade inteira sem nunca fazer um estágio”, relata.


Mesmo assim, Fernanda informa que muitos, atualmente, deixam o trabalho, onde ganham mais e têm a chance de serem efetivados, para fazer um estágio devido ao aprendizado. “É preciso saber bem a importância de se dar um passo para trás para poder dar dois para frente no futuro”, friza.


Ivone diz, ainda, que a opção em estagiar pode representar um ganho menor inicialmente: “O mais importante é se desenvolver, estabelecer prioridades e o retorno financeiro virá com as competências demonstradas”.


O presidente da Abres enfatiza que é por meio do estágio que se melhora a empregabilidade e se domina a profissão. “É preciso se perguntar aonde se quer chegar, se é por amor ou por dinheiro e o que se quer da vida, antes de decidir entre um emprego e uma carreira, já que estas duas palavras têm significados diferentes e podem fazer toda a diferença”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *